HGCC é destaque no Projeto Lean nas Emergências

Assessoria de Comunicação do HGCC/Sesa
Repórter:
Wescley Jorge/ Fátima Holanda

Na semana em que completa um ano da seleção para o Projeto Lean nas Emergências, como primeira unidade exclusivamente obstétrica a participar, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, apresenta os resultados alcançados. O HGCC é destaque do Ciclo 2, no Workshop Lean nas Emergências. O evento, realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, será na quinta-feira, 10, a partir das 8h30.

“O César Cals é uma referência para obstetrícia, para toda Fortaleza e interior do estado também. E foi um desafio para a gente. Foi o primeiro hospital obstétrico que a gente assumiu, antes hospitais clínicos e de cirurgia. E foi uma grata surpresa”, revela Gutemberg Lavoisier, médico do Sírio-Libanês pelo Lean.

A principal mudança que ocorreu no HGCC, após ingressar no Lean, foi a otimização de todos os processos e protocolos utilizados na emergência. Isso permitiu que, em 10 meses, os atendimentos passassem de 1.700, em novembro de 2018, para 2.012, em agosto de 2019. “Já começamos a ter resultados satisfatórios no terceiro mês”, lembra a gerente do projeto, Thaís Gomes Falcão.

Em São Paulo, o HGCC apresentará os avanços que teve em quase um ano de projeto. Os números mostram que a mudança de cultura, atitudes e redefinições de processos podem contribuir continuamente para melhorias e agilidade no atendimento. Para o sucesso do projeto, conta a gerente, houve uma mudança de cultura.

Hoje, quem faz o hospital entende que as dificuldades da emergência são de todos. Atrelado a isso também está o fortalecimento de que o setor emergencial é de passagem, de resolução rápida e não de internação. “A paciente é atendida mais rápida, com efetividade dos procedimentos e agilidade nos exames do serviço de atenção diagnóstico terapêutico.”, reforça Gomes Falcão.

Indicadores

O principal iniciador do projeto é o NEDOCS (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência), que calcula a saturação/superlotação nos serviços de urgências. Quando o projeto iniciou no HGCC, em novembro de 2018, esse indicador era de 423 pontos. Em setembro desse ano, o Hospital reduziu para 210 pontos.

Outra redução expressiva está relacionada ao tempo de permanência na Clínica Obstétrica, que foi de 50%. Na implantação do Lean, o tempo era de 4.7 dias e, em agosto de 2019, foi de 2.5 dias. Da mesma forma, obteve-se redução de 50% no tempo de passagem, que é o tempo que a paciente leva da entrada na emergência até chegar à enfermaria. Começou com 2.581 minutos, tendo chegado a 3.554, em janeiro de 2019, e fechou setembro desse ano com 1.906 minutos.

A agilidade no atendimento às pacientes sem indicação de internação também demonstrou melhoria. Era de 176 minutos, em novembro de 2018, e atualmente está em 146 minutos. São 30 minutos a menos em atendimento. Ressalta-se que todos os procedimentos adotados estão de acordo com o Ministério da Saúde, levando em consideração a segurança do paciente e o atendimento eficaz.

Lean no Ceará

Quatro hospitais do Governo do Ceará estão inseridos no Projeto Lean nas Emergências. O primeiro a ingressar, ainda no Ciclo 1, foi o Hospital De Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. No Ciclo 2, foi a vez do Hospital Geral Dr. César Cals. Agora, no Ciclo 3, ingressaram o Hospital Geral de Fortaleza e o Hospital Regional do Cariri (HRC). A participação desses hospitais reforça o compromisso do Estado em promover uma saúde integrada e com resolutividade.

“Nós temos novos desafios, desafios de incorporar a rede da macrorregião no desenho unificado, estabelecendo esse sistema de rede. Parte desses desafios que vocês estão colocando aqui entram na solução do sistema. O Estado está olhando para o usuário, para o trabalhador da área de saúde. A gente entende que esse processo de qualificação tem que ser de alguma forma compreendido, para que a gente tenha estímulo de continuar fazendo esse sistema de saúde de forma adequada”, declarou o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

O secretário da Saúde esteve no HRC no início deste mês, dia 1º. No mesmo dia, a equipe de avaliadores do Projeto Lean nas Emergências visitou o Hospital. “A gente vê a intervenção do projeto aqui no Estado do Ceará com muita alegria. O Hospital de Messejana foi o primeiro, depois o César Cals, agora o HGF e junto com o Hospital Regional do Cariri, o empenho e engajamento das pessoas aqui é diferente. Tem posição de destaque nos resultados nacionais”, explica Gutemberg Lavoisier, avaliador do projeto e médico do Hospital Sírio-Libanês.

Para ele, a participação dos hospitais do Estado mostram o amadurecimento e o compromisso, além do entusiasmo dos profissionais em querer fazer dar certo. “Esses quatro hospitais amadurecem a rede de atenção à saúde do Ceará, que a gente já sabe que tem um destaque na educação e certamente terá na saúde porque eu acho que o Ceará sai na frente, tanto em nível de hospital, UPAs e a própria rede de atenção,” finaliza o médico.