Outubro Rosa reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

7 de outubro de 2019 - 16:50 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Martina Dieb
Arte-gráfica: Jeorge Farias e Francisco Oliveira

Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Conhecida como Outubro Rosa, a campanha compartilha informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização da doença, proporcionando maior acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce. As ações realizadas durante o mês têm o objetivo de incentivar a prevenção e contribuem para a redução da mortalidade do câncer de mama da mulher cearense.

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O tumor responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente. Existem vários tipos, porém alguns evoluem de forma mais rápida.

A postura atenta da mulher em relação à saúde das mamas significa conhecer o corpo e quais alterações são consideradas suspeitas. Por isso, é fundamental para a detecção precoce dessa doença que o autoexame – exame de toque das mamas – que deve ser feito todos os meses, sempre, no quinto dia após a menstruação.

Prevenção da doença

A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame mensal e na realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 50 anos. No entanto, o controle dos fatores de risco também é eficaz. O estímulo aos fatores protetores são importantes devido ser por meio deles ser possível reduzir o risco de desenvolver a doença. Além do controle de peso corporal e consumo de bebidas alcoólicas, recomendações de especialistas na prevenção da doença.

Para Luiz Porto, mastologista e membro do Comitê de Controle do Câncer no Ceará, a prevenção ajuda no diagnóstico precoce da doença, aumenta as chances de tratamento. “A mamografia deve ser feita pelo menos a cada dois anos, principalmente, em mulheres acima de 50 anos”, ressalta o especialista.

O médico alerta ainda para os fatores de risco comportamentais, que estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama como o excesso de peso e a falta de atividade física. “Estima-se que com uma boa alimentação e atividade física é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Por isso, é tão importante a mulher controlar seu peso, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios pelo menos três vezes por semana, a amamentação também é considerada um fator protetor”, enfatiza.

A doença no Estado

Em 2018, 720 mulheres morreram em decorrência da doença no Ceará. Até julho deste ano, o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), registrou 453 óbitos em todo o Estado. Para não fazer parte da estatística, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado da mulher para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outras proporções e agravos à saúde.

Para o diagnóstico do câncer de mama, o Governo do Ceará conta com 88 mamógrafos nas unidades de saúde do Estado. Em 2018, foram realizadas 112.744 mamografias. Em 2019, até o mês julho, 48.680. Totalizando 161.424 exames em dois anos. A mamografia é recomendada a cada dois anos e o exame de rotina ajuda a detectar na fase inicial. O que possibilita o início rápido do tratamento adequado, aumentando as chances de cura.

Outubro Rosa

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por organizações e empresas na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que em outubro a cor rosa indica a adesão ao movimento Outubro Rosa celebrado anualmente desde os anos 90.