Novo boletim sobre sarampo é divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará

27 de setembro de 2019 - 15:43 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda
Arte gráficar: Jeorge Farias

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga novo boletim epidemiológico sobre o sarampo nesta sexta-feira, 27. Neste ano, até 21 de setembro, foram notificados 152 casos da doença. Destes, 111 descartados, cinco confirmados e 36 em investigação. A vacinação é fundamental para evitar o contágio. “Manter a caderneta de vacinação das crianças em dia é o mais importante”, ressalta Rita Cardoso, supervisora do Núcleo de Imunizações da Sesa.

O esquema vacinal é feito através da vacina tríplice viral. A vacina encontra-se em todos os postos de saúde dos 184 municípios durante o ano todo. E para reforçar a mobilização contra o sarampo, iniciará no próximo dia 7 a Campanha de Nacional de Vacinação. Nessa primeira etapa, que será até 25 de outubro, serão imunizadas as crianças não vacinadas com idade entre seis meses e menor de cinco anos. A segunda etapa ocorrerá entre 18 e 30 de novembro para adultos não vacinados, com faixa etária de 20 a 29 anos.

Sintomas

Os sintomas são febre, conjuntivite, coriza, tosse e manchas vermelhas. Teve febre manchas vermelhas e mais algum sintoma citado? Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Casos no Brasil

Em 2019, até a semana epidemiológica (SE) 38, 19 estados brasileiros encontram-se com surtos ativos de sarampo. São eles: São Paulo (4.374), Rio de Janeiro (22), Pernambuco (22), Santa Catarina (12), Paraná (13), Rio Grande do Sul (7), Distrito Federal (3), Goiás (4), Maranhão (4), Rio Grande do Norte (4), Espírito Santo (1), Bahia (1), Sergipe (1), Mato Grosso do Sul (2), Piauí (2), Minas Gerais (22), Ceará (5), Paraíba (5) e Pará (3) totalizando 4.507 casos confirmados de sarampo no Brasil. Foram confirmados quatro óbitos no país, sendo três no estado de São Paulo e um em Pernambuco.