Secretaria da Saúde recebe nova turma de bolsistas

25 de setembro de 2019 - 18:18 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/Fotos: Fátima Holanda

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (CGTES), realizou na tarde desta quarta-feira, 25 de setembro, a solenidade de acolhimento e integração do Programa Bolsa de Incentivo à Educação (Proensino). “Trata-se de um programa que tem um carinho todo especial. Sintam-se queridos e abraçados pela gestão. Momentos como esse são momentos que inspiram”, declarou o Marcelo Alcântara, coordenador da CGTES, para um auditório lotado de estudantes entusiasmados.

O Proensino é um programa de estágio extracurricular da Sesa e tem o objetivo de aproximar a universidade da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a formação do estudante.“Somente com o engajamento dos jovens que estão no início do processo de profissionalização é que a gente ganha oxigênio para seguir adiante. Porque isso é extremamente motivador, transformador”, ressaltou Marcelo Alcântara.

Os novos bolsistas começam a trabalhar nas unidades da Rede Sesa a partir do dia 1º de outubro. A turma foi selecionada por meio do edital 06/2019. Ainda na solenidade, houve também a renovação por mais um ano de 93 bolsistas aprovados no edital 05/2018.

“Vamos fazer um SUS que resista, um SUS que é realmente um sistema de qualidade. Eu, quanto bolsista, me sinto lisonjeado. Outrora como usuário, hoje como futuro profissional”, disse Rubens Barbosa, estudante de Serviço Social e estagiário do Hemoce.

Proensino

O Programa Bolsa de Incentivo à Educação assegura um espaço à comunidade acadêmica, permitindo uma prática reflexiva, contribuindo para a formação de estudantes, educação permanente dos trabalhadores das unidades que compõe a Rede Sesa, docentes das instituições de ensino superior (IES) conveniadas com a Secretaria da Saúde do Ceará, gestores e usuários dos serviços de saúde enquanto atores desse processo.