UPAs atendem urgência odontológica dia e noite

24 de setembro de 2019 - 09:35 # #

Assessoria de Comunicação das UPAs 24h
Repórter:
André Pinheiro
Arte gráfica: Jeorge Farias

Dor de dente é algo que pode tirar o sossego de qualquer pessoa. Evitar esse problema é simples e está ao alcance das mãos. O uso habitual do fio dental, escova de dente e creme dental com flúor, além da ida regular a um dentista são algumas das formas de prevenção. Mas se a dor aguda aparecer, a rede pública do Governo do Ceará tem serviço de urgência e emergência odontológica nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Fortaleza, localizadas nos bairros José Walter, Canindezinho e Praia do Futuro.

Como aconteceu com a vendedora Brena Souza, 27. Devido a uma dor de dente aguda, ela procurou a UPA Praia do Futuro. “Comecei a sentir muita dor no dente e como já sabia que aqui eles atendem, vim direto para cá. Recebi a pulseira verde, mas em menos de uma hora fui atendida e medicada. É a segunda vez que sou atendida e acho que as pessoas precisam saber que tem esse tipo de atendimento na UPA. Dor de dente não dá para ficar esperando sem resolver”, diz.

Nessas UPAs 24h, duas equipes com cirurgião dentista atendem em regime de plantão os casos de urgência como infecção dentária, dor de dente (pulpite aguda), hemorragias gengivais após extração dentária, queda de próteses provisórias (coroas) e pequenas fraturas no dente. Situações em que sejam necessárias somente a extração do dente, limpeza com aplicação de flúor, raspagem de tártaro ou até mesmo restauração, o paciente deve procurar um posto de saúde.

“Nosso atendimento é focado no paciente com dor aguda ou em casos que o problema o incapacite de alguma forma. Algumas vezes um ou outro paciente precisa de maior atenção, pela gravidade. Quando isso acontece, ele permanece em observação na UPA por até 24h. Caso precise de algum procedimento mais delicado, ele é regulado para a rede hospitalar, onde outro cirurgião-dentista conduz a um tratamento mais longo, por vezes com a realização de cirurgias sob anestesia geral”, explica Richelle Rodrigues, cirurgiã dentista que atua na UPA Praia do Futuro.

Atendimentos

Por mês, o número de atendimentos odontológicos nas UPAs José Walter, Canindezinho e Praia do Futuro subiu de 1.480 em 2018 para 1.740 em 2019. Dentre os casos mais frequentes da procura pelo serviço, estão: inflamações agudas da polpa dentária (pulpites); abscessos odontogênicos; celulites odontogênicas; traumatismos dentoalveolares; hemorragias orais; suturas de pequenas lacerações orofaciais e colagem de próteses unitárias provisórias; além das avaliações e tratamentos em equipe multidisciplinar de lesões orais/ infecções agudas (pacientes em observação).