Secretaria da Saúde do Ceará atualiza boletim epidemiológico de sarampo

20 de setembro de 2019 - 19:16 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda
Arte gráficar: Jeorge Farias

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) divulga nesta sexta-feira, 20, o boletim epidemiológico do sarampo. Há quatro casos confirmados importados, todos contraídos em outro estado. O sarampo é uma doença que pode ser evitada. A vacinação é a única maneira de preveni-la.

O último caso autóctone de sarampo no Ceará, que ocorre quando a contaminação se dá no próprio estado, foi confirmado em julho de 2015. Neste ano, foram 130 notificações de sarampo, sendo 95 descartadas, quatro casos confirmado e 31 em investigação.

Sintomas

Os sintomas são febre, conjuntivite, coriza, tosse e manchas vermelhas. Teve febre manchas vermelhas e mais algum sintoma citado? Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Vacinar é proteger

O esquema vacinal é feito através da vacina tríplice viral. A vacina encontra-se em todos os postos de saúde dos 184 municípios.

Casos no Brasil

Em 2019, até a semana epidemiológica (SE) 37, 17 estados brasileiros encontram-se com surtos ativos de sarampo. São eles: São Paulo (3.807), Rio de Janeiro (19), Pernambuco (15), Santa Catarina (12), Paraná (9), Rio Grande do Sul (7), Distrito Federal (3), Goiás (4), Maranhão (4), Rio Grande do Norte (4), Espírito Santo (1), Bahia (1), Sergipe (1), Mato Grosso do Sul (2), Piauí (2), Minas Gerais (13) e Pará (2); totalizando 3.906 casos confirmados de sarampo no Brasil. Foram confirmados quatro óbitos no país, sendo três no estado de São Paulo e um em Pernambuco.