HRC é reconhecido como um dos melhores hospitais do Brasil para trabalhar

17 de setembro de 2019 - 17:07 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Martina Dieb
Foto divulgação

O Hospital Regional do Cariri (HRC), do Governo do Ceará, é reconhecido como um dos melhores hospitais para trabalhar no Brasil. A premiação do ranking Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Saúde, do Great Place to Work, ocorreu na segunda-feira, 16, em São Paulo. Foram selecionadas 169 empresas, sendo o HRC uma organização da categoria Hospitais.

“Fomos avaliados nos quesitos crescimento profissional, capacitação de liderança, desenvolvimento de pessoas e segurança no trabalho. Todos esses itens foram ranqueados entre todas as unidades avaliadas. Na categoria Hospital, o HRC foi o único hospital público nessa categoria e ficou entre os dez primeiros”, ressalta o diretor de Gestão do Atendimento do HRC, Bergson de Brito Moura.

Ele destaca ainda que as políticas de transparência e humanização dos processos foram importantes para a pontuação. “Entre as políticas que pesaram nesta certificação está a transparência no processo de seleção, a oportunidade de capacitação profissional, as políticas de saúde e segurança. Entre elas, está o acompanhamento psicológico do trabalhador, da gestante e a prática de vida saudável no trabalho”, fala.

A pesquisa de clima organizacional aplicada no Hospital Regional do Cariri, foi uma das etapas que compõem o processo de avaliação para o ranking do GPTW, ouviu 311 colaboradores da unidade. Em oito anos, o HRC contabiliza vários prêmios e tem ganhado notoriedade. O diferencial está na gestão de pessoas, nos colaboradores que fazem do HRC um hospital mais humano e eficiente para atender a população dos 44 municípios da macrorregião do Cariri.

O HRC ficou na 10ª posição do ranking. O Hospital Regional do Cariri foi anunciado entre as empresas mais bem avaliadas pelo Índice de Felicidade no Trabalho (IFT) na categoria Saúde. Esta é a terceira vez em que o HRC é premiado entre os melhores hospitais do Brasil. Estiverem presentes no evento, o presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu, o diretor de Gestão do Atendimento do HRC, Bergson de Brito Moura, e o coordenador da Unidade de AVC, Gustavo Vieira Rafael.

Com a gestão por meio de Organização Social, as metas e resultados são estabelecidos através de um contrato feito com o ISGH. Foi a experiência com o Hospital Geral Waldemar de Alcântara, o primeiro da rede pública do estado sob esse modelo de gestão, que levou o Governo do Ceará a adotar o mesmo para o Hospital Regional do Cariri. Com perfil terciário, para atender toda a população dos 44 municípios da macrorregião, o hospital funciona a 550 quilômetros de Fortaleza, no triângulo que liga os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.