HGCC promove ação alusiva ao Setembro Amarelo

11 de setembro de 2019 - 10:15 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge
Arte gráfica: Jeorge Wagner

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, promove nesta sexta-feira, 13, ação com o grupo Recriar-se. O encontro ocorrerá das 13h às 16h, na sala de videoconferência da unidade hospitalar. O intuito é discutir sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

A ação é uma iniciativa do grupo de educação em saúde do HGCC, que promove semanalmente palestras e diálogos com os pais dos recém-nascidos das unidades neonatais.

A maternidade é um momento único para a mulher. Porém, devido às particularidades de cada mãe podem surgir situações inesperadas. Para discutir essas questões, a roda de conversa abordará o autocuidado, a depressão pós-parto e o suicídio.

De acordo com a residência multiprofissional do HGCC, o momento é oportuno para trabalhar várias questões pertinentes sobre o momento da maternidade. A sala será decorada com cartazes da temática e os participantes poderão expressar suas ideias e opiniões.

Depressão pós-parto

A depressão pós-parto pode acontecer devido um transtorno psíquico anterior à gestação ou estar ligado a algum problema durante a gravidez. Segundo a residente em psicologia, Paloma Castro, ama das causas mais comum desse transtorno é a idealização que a sociedade produz sobre a maternidade. “Temos a ideia de que a maternidade é uma coisa perfeita e essa quebra de expectativas, aliada às cobranças que comumente existem no pós-parto, traz frustrações,” esclarece. Daí ser necessário o apoio nestes casos.

Troca de experiências

O Recriar-se realiza ações por meio de uma perspectiva multidisciplinar, com atuação dos residentes de Enfermagem Neonatal e Obstétrica, Psicologia, Serviço Social e Fisioterapia. São possibilitadas trocas de experiências sobre os cuidados neonatais e orientações aos pais a partir das experiências vivenciadas.

Programação

13 de setembro

13h às 14h – Roda de conversa sobre “Autocuidado”
14h às 15h – Intervalo
15h às 16h – Roda de conversa sobre “Conscientização e Prevenção ao Suicídio” e dinâmica em grupo

Serviço

O quê: Setembro Amarelo no HGCC
Quando: 13 de setembro, a partir das 13h
Onde: Sala de Videoconferência do HGCC (Av. do Imperador, 372, Centro)