Simpósio debaterá sobre prevenção ao suicídio nesta quarta, dia 11

10 de setembro de 2019 - 15:27 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), realizará nesta quarta-feira, 11, o simpósio “Prevenção do suicídio: reconhecendo as situações de vulnerabilidade”. O simpósio é aberto ao público e ocorrerá das 8 às 12 horas, no auditório principal da ESP/CE.

As inscrições são gratuitas e feitas no site da Escola (www.esp.ce.gov.br). Na programação, apresentação cultural, seguida da realização de uma mesa redonda que discutirá os seguintes temas: “Acolhimento em situação de crise suicida”, “Automutilação e suicídio na infância e adolescência”, “Arteterapia no apoio ao sofrimento psíquico”, e “Transtornos mentais com risco para o suicídio”.

Após os debates, haverá a Plenária para sugestões e encaminhamentos. A atividade faz parte da campanha “Suicídio: uma questão de todos”, em alusão ao Setembro Amarelo, cuja agenda engloba ações de conscientização. A proposta é que o simpósio estimule uma reflexão acerca das formas de prevenção, reconhecimento e apoio às pessoas que estão mais vulneráveis ao comportamento suicida.

Programação

8h – Acolhimento
8h30 – Apresentação Cultural (Jéssica Bernardo)
8h45 – Automutilação e Suicídio na Infância e Adolescência (Djanira Luiza Martins de Sousa)
9h15 – Transtornos Mentais com Risco para o Suicídio (Ivoneide Veríssimo de Oliveira)
9h45 – Acolhimento em Situação de Crise Suicida (Alan Lúcio Alencar de Andrade de CBMCE)
10h15 – Arteterapia no Apoio ao Sofrimento Psíquico (Cleison Luís Rabelo)
10h45 – Abertura para Plenária