Psiquiatra fala sobre prevenção do comportamento suicida

6 de setembro de 2019 - 10:41 # # # #

Repórter/Fotos: Diego Sombra
Arte gráfica: Jeorge Farias

Os números preocupam. Entre 2012 e 2018, 4.113 cearenses tiraram a própria vida. Por ano, foram contabilizados, em média, 587 casos no Estado. Além de chamar atenção, as estatísticas alertam para a importância de o suicídio – ainda considerado um tabu em diversas partes do mundo – ser discutido de forma responsável e consciente.

Essa possibilidade de diálogo pode, segundo especialistas, abrir caminho para a prevenção do comportamento suicida e auxiliar pessoas em sofrimento psíquico a buscar ajuda. De acordo com o psiquiatra Davi Queiroz, do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da rede pública do Governo do Ceará, existem várias formas de diminuir as chances de um suicídio acontecer.

A primeira delas, e uma das mais importantes, é estar atento a indícios que, no dia a dia, revelam a intenção de uma pessoa em tirar a própria vida. “Precisamos estar atentos aos sinais mais sutis, como o isolamento, a falta ao trabalho, a perda do gosto pelas coisas e pela própria vida, a dificuldade de relacionamento, a irritação… isso tudo deve nos fazer pensar e procurar essa pessoa para conversar”, afirma Davi.

Dificultar o acesso a meios que possam causar a morte de uma pessoa, fortalecer vínculos afetivos e ser vigilante com quem apresenta um comportamento de risco são, para o especialista, outras atitudes fundamentais. Em paralelo a essas ações, o psiquiatra destaca a importância de entender a dor do outro, sem criticar ou desqualificar falas e comportamentos. “Além de um atendimento especializado, essas pessoas também precisam de uma escuta acolhedora. Qualquer julgamento que se faça pode, na verdade, piorar a situação”.

Informação em defesa da vida

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva de Saúde Mental, preparou um material onde é possível encontrar informações sobre prevenção do suicídio. “Nosso objetivo é transmitir, de forma simples e objetiva, dicas que ajudem a identificar, seja na própria casa, no trabalho ou entre amigos, sinais de alerta para o suicídio. Lembrando que, independentemente do caso, é preciso buscar atendimento especializado na rede pública de saúde”, reforça Lisiane Cysne, secretária executiva de Saúde Mental.

Ouça

De acordo com o psiquiatra Davi Queiroz, do diretor técnico do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, existem várias formas de identificar comportamento suicida

 

Segundo o psiquiatra Davi Queiroz é importante estar atento aos possíveis sinais, principalmente porque existem pessoas que não falam abertamente sobre o assunto.

 

Para diminuir as chances de um suicídio acontecer, a rede pública de saúde estadual e dos municípios está capacitada para realizar o tratamento, como destaca Davi Queiroz.

 

Dificultar o acesso a meios que possam causar a morte de uma pessoa, fortalecer vínculos afetivos e ser vigilante com quem apresenta um comportamento de risco são, para o especialista, outras atitudes fundamentais. Em paralelo a essas ações, o psiquiatra destaca a importância de entender a dor do outro, sem criticar ou desqualificar falas e comportamentos.