Sesa divulga boletim epidemiológico do Sarampo

6 de setembro de 2019 - 16:48 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) divulga nesta sexta-feira, 6, o boletim epidemiológico do sarampo. Após quatro anos sem registro da doença no Ceará, tem um caso confirmado. O paciente contraiu sarampo fora do estado.

A pessoa que é moradora de Fortaleza e esteve em um município de outro estado, onde há surto da doença. Quando notificada a suspeita de sarampo, o Município realizou ações de bloqueio vacinal nas pessoas que tiveram contato com o paciente.

A Sesa lembra que o último caso autóctone de sarampo no Ceará, que ocorre quando a contaminação se dá no próprio estado, foi confirmado em julho de 2015. Neste ano, foram 105 notificações de sarampo, sendo 77 descartadas, um caso confirmado e 27 em investigação.

Sintomas

Os sintomas são febre, conjuntivite, coriza, tosse e manchas vermelhas. Teve febre manchas vermelhas e mais algum sintoma citado? Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Vacinar é proteger

A vacinação é a única maneira de prevenir o Sarampo. O esquema vacinal é feito através da vacina tríplice viral. A vacina encontra-se em todos os postos de saúde dos 184 municípios.

Casos no Brasil

Em 2019, até a semana epidemiológica (SE) 35, 13 estados brasileiros encontram-se com surtos ativos de sarampo. São eles: São Paulo (2.708), Rio de Janeiro (15), Pernambuco (12), Santa Catarina (7), Distrito Federal (3), Goiás (1), Paraná (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Bahia (1), Sergipe (1) e Piauí (1), totalizando 2.753 casos confirmados de sarampo no Brasil. Foram confirmados quatro óbitos no país, sendo três no estado de São Paulo e um em Pernambuco.