Benefícios do Programa Médico da Família Fortaleza já passa a ser sentido nos Postos

26 de agosto de 2019 - 09:56 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP
Repórter: Daniel Araújo

 

Há cerca de duas semanas a parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza representa mais profissionais na assistência aos pacientes em Unidades Básicas de Saúde na capital cearense. O cidadão que busca atendimento conta com mais 150 médicos que atuam no Programa Médico da Família Fortaleza, realizado por meio de parceria entre o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza.

Uma dessas pessoas é Aliglécia Queiroz. Usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), ela avalia positivamente a vinda dos profissionais do programa. “Com certeza ganhamos muito com isso. São médicos atenciosos, que se preocupam realmente com as pessoas. Espero que eles permaneçam”, afirma.

As atividades no ambiente de trabalho tiveram início no dia 12 de agosto. Ao longo dos próximos 12 meses, os profissionais estarão lotados em 78 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), sendo 13 na Secretaria Executiva Regional (SER) I, 16 unidades na SER III, 7 unidades na SER IV, 20 unidades na SER V e 22 unidades na SER VI. Um desses campos de prática é a Unidade Básica de Saúde João Hipólito, localizada na Regional VI.

Nela, o clínico geral Mateus Lima viu a oportunidade de atuar no nível básico da saúde. Segundo ele, a experiência na Atenção Primária à Saúde é “essencial para a trajetória do médico”. Essa é uma perspectiva partilhada por Rafael Castelo. Lotado na UAPS César Cals (SER VI), ele considera a Atenção Básica um ponto estratégico do nosso sistema de saúde. E um canal direto com os pacientes e a comunidade. “Eu gosto de lidar com gente, não com doenças. E aqui é o melhor lugar para isso”, destaca.

Relação médico paciente

Essa proximidade com o usuário é percebida por Francisco Alberto. O aposentado conta que sempre buscou atendimento na unidade, mas nos últimos seis meses sentiu uma escassez de profissionais da área médica. Ele vê com otimismo a chegada do programa na cidade. “Todos nós precisamos de médicos. Sem médico posso dizer que ninguém vive. Como é que você vai se tratar? Descobrir o melhor tratamento para uma doença?”, interroga.

O estabelecimento desse laço entre médico e paciente foi exatamente um dos pontos destacados por Stela de Castro. A médica da família enfatiza a relevância da confiança da população e da sua coparticipação com o profissional que está prestando atendimento. “O vínculo com o profissional da rede, quando existe, faz com que não haja mais a barreira do medo e da insegurança, que por vezes existe, quando somos atendidos por um profissional novo”, lembra.

Mais investimentos e oportunidades

Além dos 150 profissionais já inseridos no programa, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) anunciou na última terça-feira, 20, o edital para seleção de novas 44 vagas para discentes para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde (APS), vinculado ao programa. Os profissionais aprovados também atuarão nos postos de saúde localizados nas Secretarias Executivas Regionais da Capital.

O Programa

O Programa Médico da Família Ceará surgiu como parte de uma política de fortalecimento da atenção primária, possibilitando o complemento de equipes de Estratégia da Saúde da Família e fomentando o interesse de médicos para o trabalho nos Postos de Saúde.

Regulamentado pelo Governo do Ceará, por meio do decreto nº 33.018, de 18 de março de 2019, a iniciativa visa estimular a qualificação e valorização dos profissionais da saúde no âmbito da atenção primária à saúde por meio de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde (APS), ofertado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde.

A capacitação está estruturada em uma base integrada de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, organizado em três eixos: Clínica da Atenção Primária à Saúde; Gestão da Atenção Primária à Saúde; Liderança e Profissionalismo na Atenção Primária à Saúde. Além do aprimoramento das ações de promoção da saúde nas práticas de atenção primária, formalizando parcerias e ações intermunicipais, o curso busca fortalecer a política de educação permanente com a integração ensino-serviço-comunidade, por meio da atuação da ESP/CE.

Escola de Saúde Pública do Ceará

A Escola de Saúde Pública do Ceará é uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará. Criada em 1993 sob a forma de uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, a instituição surgiu com a proposta de operacionalizar a política de educação permanente em saúde do SUS no Ceará. A ESP/CE já formou 127.127 profissionais. Desse total, 86.925 se capacitaram nos cursos livres, 7.377 na pós-graduação e 32.825 nos cursos profissionalizantes.

DEPOIMENTOS

Laís Kalkump – Médica discente da UAPS César Cals

“Eu me sinto muito amparada pelo programa, então acredito que seja uma ótima oportunidade de primeiro emprego. Tem sido muito positivo. É visível para mim o compromisso com o processo educacional do programa”.

Antônio de Pádua Freire – Médico discente da UAPS Jurandir Picanço

“Se eu pudesse definir o sentimento mesmo, diria que a gente está se sentindo assessorado. O sentimento é de segurança. Eu estou me sentindo mais à vontade. De me sentar lá na frente, esperar qualquer paciente chegar e saber que eu tenho supervisores, colegas de trabalho, que são especialistas nisso”.