Banco de leite do HRN orienta gestantes sobre amamentação

6 de agosto de 2019 - 09:06 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN - Teresa Fernandes Fotos: Teresa Fernandes

A Campanha Agosto Dourado e a Semana Mundial de Amamentação buscam incentivar o aleitamento materno no Brasil. Em Sobral, o Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, realiza uma programação que contempla visitas ao Banco de Leite Humano (BLH) do HRN, orientações sobre amamentação e rodas de conversas com gestantes do Programa de Saúde da Família (PSFs) de Sobral e blitz sobre a importância da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) nos setores do eixo materno-infantil do HRN. A semana, celebrada até 7 de agosto, traz neste ano o slogan “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”.

A abertura oficial da Semana do Aleitamento Materno em Sobral foi na segunda-feira (5), às 13h30, com um talk show sobre o tema Mastite, Pré-natal masculino e Rede de Apoio ao Aleitamento no município e teve a participação da coordenadora do BLH do HRN, nutricionista Samara de Andrade, e dos profissionais da Estratégia Trevo de Quatro Folhas da prefeitura de Sobral.

O bate-papo contou com uma discussão sobre a Rede de Apoio ao Aleitamento Materno de Sobral e divulgação do Projeto de Coleta de Leite Humano Domiciliar em Sobral. O evento foi voltado para os profissionais de saúde (atenção básica e hospitais) e convidados das áreas de intersetorialidade de Sobral (educação, ação social, gestores e empresas locais). “O tema da semana mundial de aleitamento materno deste ano tem grande impacto para a sociedade como um todo porque traz à discussão a autonomia dos pais em um momento de grande desafio como a amamentação. Nesse movimento, o HRN buscou parcerias com a sociedade e empresas locais para sensibilização sobre o assunto e divulgação do serviço de apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno que é o Banco de Leite Humano”, ressalta a coordenadora do BLH do HRN, a nutricionista Samara Andrade.

Bairros vizinhos

Gestantes atendidas pelo Programa Saúde da Família (PSF) em bairros circunvizinhos ao HRN participarão de visita ao BLH e roda de conversa sobre amamentação e doação de leite materno. A programação ocorrerá entre os dias 6 e 9 de agosto. No dia 6, haverá teatro com sensibilização sobre “A importância do Leite Materno”. No dia 7, as participantes ouvirão o testemunho de nutriz e mãe de prematuro sobre Doação de Leite Humano.

No dia 8, será exibido vídeo sobre Doação de Leite Humano e visita ao laboratório de processamento e controle de qualidade de leite humano. A roda de conversa multiprofissional sobre aleitamento (enfermagem BLH, nutricionista e residente de medicina) no próximo dia 9. Profissionais do Banco de Leite também promoverão capacitações sobre doação de leite humano para trabalhadores da atenção básica no PSF do bairro Coelce e coleta de leite humano, no PSF Vila União e PSF CAIC, entre os dias 6 e 9 de agosto.

Mobilização interna

De 5 a 9 de agosto será realizada uma blitz informativa interna de sensibilização para Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) nos setores do eixo materno-infantil com abordagem sobre o tema e divulgação da política interna de aleitamento materno. A partir do dia 12 de agosto começará o curso de 20h para preparar os profissionais do HRN para a Iniciativa, que foi idealizada nos anos 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar a amamentação.

Residentes da Escola de Saúde da Família farão visita guiada pelo BLH e alojamento conjunto no dia 14 de agosto às 14h. Ocorrerá, no dia 21 de agosto, o II Curso para Gestante HRN – Entre Laços com as colaboradoras do HRN que estão grávidas. Será destinada uma manhã inteira de rodas de conversa sobre a temática “Empoderar pais e Mães: Favorecer a amamentação”. A colaboradora poderá trazer seu acompanhante para participar dessa experiência e dialogar sobre como apoiar a amamentação.

A programação teve início na última sexta-feira, 2, com Exposição no Sobral Shopping com a equipe do Banco de Leite Humano (BLH) para distribuição de folders e orientação sobre doação/coleta de leite humano. A programação foi realizada até este domingo, 4.