Sesa orienta sobre hepatites virais neste domingo, 14

11 de julho de 2019 - 08:41 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Martina Dieb
Arte gráfica: Jeorge Farias

Neste domingo, 14 de julho, acontecerá o Dia D contra as Hepatites Virais. A ação faz parte da Campanha Julho Amarelo, lançada este mês pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covig). O evento no Parque do Cocó ocorrerá das 7h às 11h30min. O objetivo da ação é intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais, mobilizando a população.

A programação contará com distribuição de preservativos, ações educativas com profissionais de saúde orientando o público acerca da doença e imunização para todas as idades contra hepatite B. A vacina é uma forma de prevenção contra o tipo B da doença, cujas consequências mais graves são os riscos de cirrose ou câncer hepático.

As ações educativas do Dia D contarão com o apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Ceará (Crefito). No Parque do Cocó serão três tendas temáticas com terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Na tenda “Fisioterapia e Terapia Ocupacional”, terão serviços de auriculoterapia e terapia de estimulação de pontos nas orelhas, que promove alívio das dores, enxaqueca e insônia. Haverá também orientação postural, avaliações de estresse, memória, depressão e ansiedade.

A tenda “Educação em Saúde” terá uma exposição de objetos que promovem maiores riscos de contaminação das hepatites e atividade lúdica Amarelinha Viral. Na tenda “Prevenção e Cuidados”, a Secretaria da Saúde do Ceará levará ao público um cenário do ciclo evolutivo do Aedes aegypti para orientar sobre a importância do combate ao mosquito. As atividades ao ar livre também contarão com a dinâmica Roda Vida, realizada por psicólogos.

Julho Amarelo

A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Este ano, por meio da Lei 13.802, foi instituído o mês de julho para chamar atenção contra a doença, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle.

No Ceará, nos últimos dez anos foram 7.220 casos de hepatite virais, sendo 408 óbitos. Em 2018, foram registrados 99 casos de hepatites B e C, sendo 49,5% de hepatite B e 50,5% do tipo C. Neste ano, até o mês de junho, o estado registrou 186 casos.

As principais medidas de controle das hepatites virais constituem-se na adoção de medidas de prevenção como uso do preservativo nas parcerias sexuais e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal como lâminas, alicates de unhas e seringas, por exemplo.

Serviço

Julho Amarelo – Ações de Educação em Saúde
Data: 14 de julho, domingo
Horário: 7 às 11h30min
Local: Parque Estadual do Cocó
Av. Padre Antônio Tomás, s/n, Cocó