HRN promove campanha de doação de sangue nesta quarta-feira, 19

18 de junho de 2019 - 15:56 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN - Teresa Fernandes

O Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, promoverá uma campanha de doação de sangue nesta quarta-feira, 19. A ação será das 8 às 18 horas, no ambulatório do HRN, com apoio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância de doar sangue e salvar vidas. A expectativa é coletar 100 bolsas de sangue.

A ação social é realizada há cinco anos no Hospital Regional Norte, em parceria com o Hemoce, também da rede pública do Governo do Ceará. Além de colaboradores, toda a população de Sobral poderá comparecer ao ambulatório do HRN com um documento oficial com foto para realizar a doação. A campanha é realizada três vezes ao ano (fevereiro, junho e novembro). Neste mês, ocorre em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho). E o tema deste ano é “Você é a peça que falta na vida de alguém”.

A proposta é mostrar que cada pessoa pode fazer a sua parte, seja doando sangue ou mobilizando outras para a ação solidária. Com peças ilustrativas para redes sociais, cartazes, banners e adesivos para veículos, a campanha está sendo divulgada em todo o Estado para sensibilizar a sociedade. “Nós acreditamos na responsabilidade social, no compromisso de salvar vidas”, ressalta Iara Pinto, coordenadora do Serviço Social do HRN.

O que é necessário para doar sangue

Para doar sangue, é necessário levar documento oficial de identidade com foto, estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg; descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h) e bem alimentado (evitar alimentação gordurosa quatro horas antes da doação). O intervalo de doação para homens é de dois meses (máximo de quatro doações em um ano) e para mulheres é de três meses (máximo de três doações no período de um ano).

É preciso ainda não ter diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, não estar grávida ou amamentando, não estar exposto a doenças transmissíveis pelo sangue, não ser usuário de drogas e não ter relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.

Campanha de Doação de Sangue do HRN
Dia: 19 de junho (quarta-feira)
Horário: 8 às 18h
Local: Hospital Regional Norte (Ambulatório) – Av. John Sanford, 1505, Junco, Sobral