Plano de ação para saúde na Regional de Iguatu é construído coletivamente

17 de junho de 2019 - 17:30 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Repórter Cristiane Bonfim
Fotos: Fátima Holanda

Gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), prefeitos e secretários de saúde da Regional de Iguatu (18ª CRES) participaram nesta segunda-feira (17) de reunião na Sesa. O objetivo do encontro é montar um plano de ação para garantir o melhor funcionamento do Hospital Regional Dr. Manoel Batista de Oliveira, em Iguatu, administrado pelo município. A proposta passa pelo fortalecimento da regionalização, na qual Estado e municípios buscam soluções conjuntas para que a assistência prestada na unidade seja mais resolutiva para os moradores de Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro.

“Vocês vão ser os iniciadores de um processo que eu acho que deve agregar muito ao sistema de saúde”, disse o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, na abertura do evento. Ainda estiveram presentes os secretários executivos da Saúde Marcos Gadelha (Vigilância e Regulação), João Marcos Maia (Planejamento e Gestão Interna) e Lisiane Cysne (Saúde Mental), além da coordenadora das Regionais de Saúde, Joseana Soares, e do coordenador de Gestão do Trabalho, da Educação na Saúde, Marcelo Alcântara, e do coordenador da Central Integrada de Regulação, Mozart Rolim.

Participaram também os gestores municipais e da Sesa, representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e do Conselho Estadual de Saúde (Cesau). A reunião é uma continuidade ao que foi discutido na visita do secretário da Saúde do Ceará a Iguatu, no último dia 11 de junho.

O Hospital Regional de Iguatu é a unidade de gestão municipal de maior porte da região centro-sul do estado. Com atendimento somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), há serviços de urgência e emergência, traumatologia, ginecologia e obstetrícia, neonatologia, clínica médica e pediátrica. Diretrizes para melhorias dos processos e da gestão do hospital da região Centro-Sul do Ceará estão sendo construídas pelos gestores e corpo técnico e devem ser apresentadas no prazo de até 45 dias.

Governança

O secretário executivo de Vigilância e Regulação falou sobre um modelo de governança para a região e destacou que a solução precisa ser obtida de forma compartilhada. Para Marcos Gadelha, o trabalho de gestores municipais e estaduais vai fortalecer o sistema de saúde e garantir a prestação de um serviço melhor para a população. “A proposta é a gente olhar essa região de saúde e, entendendo o cenário epidemiológico atual – que isso vai variar –, a gente readequar essa rede de serviços para atender melhor essa população. O sistema de governança vai nos ajudar”, disse Marcos Gadelha

O assessor da Aprece e ex-secretário estadual da Saúde, João Ananias, que também participou do encontro, disse considerar “alvissareira” a proposta de Estado e municípios trabalharem em conjunto por melhorias para a saúde na região de Iguatu.

Para o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, o trabalho de aperfeiçoar a regionalização da saúde para os municípios da 18ª CRES é muito positivo. “Em 15 dias já tivemos seis encontros, num esforço conjunto de Estado e prefeitos para resolver a situação. Vejo isso com muita positividade”, declarou o prefeito.