Encontro Estadual da Atenção Primária começa na segunda, 17

14 de junho de 2019 - 11:13 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda

Nos dias 17 e 18 de junho, das 8 às 17 horas, será realizado o Encontro Estadual da Atenção Primária, no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza. O evento é realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ministério da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems).

O encontro terá a participação de 350 profissionais de saúde, entre coordenadores municipais de Atenção Primária, os secretários municipais de Saúde, os coordenadores de Vigilância em Saúde e técnicos da Sesa.

“A importância desse evento é identificar os principais desafios para a concretização de uma Atenção Primária resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde”, diz Renata Leorne, supervisora Núcleo de Atenção Primária da Sesa.

O objetivo do encontro é construir, coletivamente, uma agenda de fortalecimento da Atenção Primária nos municípios do Ceará. Propõe-se uma Atenção Primária capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde e coordenar o cuidado, com estratégias de superação de forma tripartite, colaborativa e ampliada.

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), é o resultado da experiência acumulada de vários atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo, sendo uma referência para a organização da Atenção Básica no Brasil.
Com a revisão da PNAB, no ano de 2017, mantendo seus princípios e diretrizes com alteração de alguns parâmetros e reconhecimento de outras equipes no modelo de atenção à saúde, abre-se a necessidade de discussão em âmbito nacional de uma agenda estratégica de fortalecimento da Atenção Primária.

“Atenção Primária à Saúde assume um papel crucial na formulação e desenvolvimento das políticas públicas de saúde, atuando como mola propulsora das mudanças em prol de melhores resultados sanitários e econômicos, garantindo, sobretudo, a longitudinalidade e a integralidade do cuidado em saúde”, destaca Renata.

Confira a lista dos inscritos para o encontro

Encontro Estadual da Atenção Primária
Data: 17 e 18 de junho
Horário: 8 às 17 horas