Hospital recicla mais de uma tonelada de resíduos orgânicos

5 de junho de 2019 - 15:43 # # #

Assessoria de Comunicação do HRSC - Thiago Conrado

Preservar o meio ambiente também é cuidar da saúde. E no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), do Governo do Ceará, não tem sido diferente. O HRSC, em Quixeramobim, desenvolve um projeto de reciclagem orgânica que reduz a geração de resíduos e assegura a destinação final correta deles nos serviços de saúde.

“Faz parte do agir institucional da unidade, além da assistência à saúde com qualidade, a nossa preocupação em contribuir com a sustentabilidade do planeta. Esse é um projeto pioneiro e inovador na região e nós esperamos que possa servir de exemplo para o surgimento de outras iniciativas semelhantes”, afirma Elisfabio Duarte, gerente administrativo do HRSC.

Atualmente, o HRSC produz cerca de uma tonelada de material orgânico reciclado por mês, utilizado para adubação de áreas gramadas e plantas. São reciclados cascas de frutas, verduras, legumes e ovos, ossos e borra de café. Isso feito através da compostagem, processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico.

Tecnologia

No HRSC, o projeto é desenvolvido pelas gerências administrativa e de nutrição e operacionalizado pelo serviço de hotelaria. “Esse cuidado com a sustentabilidade é algo presente no nosso dia a dia de trabalho no HRSC. É um dos nossos valores que queremos compartilhar com a sociedade para que mais pessoas possam adotar práticas sustentáveis”, ressalta Alayanne Menezes, diretora de gestão e atendimento do hospital.

O objetivo é promover a preservação do meio ambiente através da redução da produção de resíduos orgânicos do hospital, que corresponde a cerca de 50% do total de resíduos em serviços de saúde (RSS).

Os resíduos são segregados por tipo desde a origem no setor de Nutrição do HRSC e destinados a tanques de manejo, onde são distribuídos em camadas sobrepostas com a utilização de restos vegetais, como fonte de nitrogênio, e raspa de madeira, como fonte de carbono. O material recebe borrifação de água e é remexido regularmente para garantir a aeração (troca de gases).

No processo de decomposição em compostagem há somente a formação de CO2, H2O e biomassa (húmus). Por ser um processo de fermentação que acontece na presença de oxigênio (aeróbico), permite que não ocorra a formação de CH4 (gás metano), que é altamente nocivo ao meio ambiente, muito mais agressivo (23x) que o gás carbônico em termos de aquecimento global.

Reciclagem orgânica

A compostagem é um processo aeróbico (uso de oxigênio) e controlado de tratamento, higienização e estabilização de resíduos orgânicos, que gera um produto útil para nutrir os solos e evita a poluição ambiental. A técnica permite a transformação de restos de frutas, legumes e outros alimentos, como também de serragem, podas de jardim etc.

Esse processo biológico acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico. A compostagem ajuda a recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para a agricultura ou jardinagem.

Está em curso projeto de expansão mediante construção de composteira de superfície para fins de utilização das sobras alimentares produzidas no refeitório do serviço de Nutrição, o que poderá triplicar o montante compostado atual, cujo excedente poderá ser destinado a entidades de produtores rurais da região.