Sesa alinha diretrizes do Plano Plurianual 2020-2023

3 de junho de 2019 - 17:04 # # #

Repórter/Foto: Martina Dieb

Nesta segunda-feira, 3, gestores e colaboradores da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) participaram de encontro para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O PPA é um instrumento básico de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública no Ceará.
O encontro ocorreu na Sesa, para mostragem da metodologia, pontos críticos, aperfeiçoamento das ações, diretrizes estratégicas, realidade fiscal, panorama socioeconômico e dimensões do plano.

“Foi repassado para as áreas toda a metodologia do programa. Mencionamos a importância do processo participativo, de conhecer a situação da saúde no estado e a utilização da pactuação interfederativa”, diz João Washington de Meneses, assessor de planejamento Sesa.

No PPA 2020-2023, a Saúde se enquadra no eixo “Ceará Saudável”. No tema saúde, as bases propositivas para alinhamento são de acordo com a análise situacional do estado, o planejamento estratégico da Sesa, a agenda do plano de 100 dias com extensão ao quadriênio e a pactuação interfederativa das prioridades nacionais.

“Tudo isso é subsídio para poder ver como a gente, da competência do tema saúde, vai responder por esses anseios. O PPA vai agora para um novo momento através da Seplag. Em parceria com as setoriais, acontecerão os encontros regionais do Planejamento Participativo”, ressalta Washington.

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) promoverá como parte do Planejamento Participativo encontros em 22 regiões do estado. Os encontros regionais serão de 4 a 28 de junho. “Isso vai dar um subsídio muito importante para a segunda etapa do programa, como a gente vai ter uma fundamentação para as iniciativas, que serão as entregas com as metas regionalizadas quantificando e dando direcionamento. O outro componente, é a Conferência Estadual de Saúde que também vai consolidar propostas e compromissos expressos através de algumas iniciativas no PPA”, afirma o assessor de planejamento Sesa.

PPA

O Plano Plurianual conta também com o envolvimento do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) para alinhar os instrumentos de planejamento. O PPA foca em resultados para melhorias na vida do cidadão. É um planejamento de médio prazo, onde são identificadas as prioridades para o período de quatro anos em investimentos de maior porte.

Um dos principais objetivos é definir com clareza as prioridades do governo, bem como os resultados esperados. O PPA visa organizar, em programas, as ações que resultam em incremento de bens ou serviços que atendam demandas da sociedade. Além de possibilitar, de forma transparente, que a aplicação de recursos nos orçamentos anuais seja coerente com as diretrizes e metas estabelecidas.

Próximos passos

No dia 10 de junho ocorrerá articulações das áreas finalísticas para discussão das propostas, conformidades e metas no tema saúde. A reunião acontecerá com o corpo técnico da Sesa para apresentação das propostas do programa.