Inscrições abertas para Encontro Estadual da Atenção Primária

27 de maio de 2019 - 16:54 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda

A Secretaria da Saúde do Ceará e o Ministério da Saúde realizam nos dias 17 e 18 de junho, em Fortaleza, o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Primária. Para participar do evento o profissional de saúde deve fazer inscrição até o dia 7 de junho.

O foco vai ser para os coordenadores de atenção primária dos 184 municípios cearenses. Cada município pode inscrever dois profissionais de saúde. Para participar, basta clicar aqui.

O objetivo do encontro é construir, coletivamente, uma agenda de fortalecimento da atenção primária nos municípios do Ceará. Identificar os principais desafios para a concretização de uma atenção primária resolutiva, capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde e coordenar o cuidado, propondo estratégias de superação de forma tripartite, colaborativa e ampliada são metas a serem buscadas.

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é o resultado da experiência acumulada de vários atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo, sendo uma referência para a organização da atenção básica no Brasil.

Com a revisão da PNAB, em 2017, mantendo seus princípios e diretrizes com alteração de alguns parâmetros e reconhecimento de outras equipes no modelo de atenção à saúde, abre-se a necessidade de discussão em âmbito nacional de uma agenda estratégica de fortalecimento da atenção primária.

Informações Macrorregionais da Atenção Primária à Saúde

Macrorregião de Saúde de Fortaleza