Seminário discute cuidado integral à saúde materno infantil

22 de maio de 2019 - 10:08 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Martina Dieb

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio do Núcleo da Mulher, Adolescente e Criança, realizará o I Seminário Estadual de Boas Práticas de Planejamento Reprodutivo, Parto e Nascimento do estado, nos dias 23 e 24 de maio, das 8h às 17h, em Fortaleza.

O evento tem como proposta disseminar o conhecimento sobre a cuidado integral à saúde materno infantil, bem como tratar de temas que favorecerão a discussão de pontos essenciais à valorização da saúde da mãe e da criança, além de trazer para discussão dos participantes a estruturação do processo de trabalho do projetos Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On) e Qualidade Neonatal (QualiNEO) do Ministério da Saúde. Os temas abordados são relevantes para o aprimoramento profissional e política de atenção à saúde da mulher.

A programação vai contar com a palestra “Atenção Obstétrica e Neonatal à Prematuridade”, mesas redondas com o foco na atenção integral à mulher em situação de violência, apresentação da proposta “Política Estadual para Atenção à Mulher em Situação de Violência”, plenárias e salas temáticas.

O Seminário Estadual de Boas Práticas de Planejamento Reprodutivo, Parto e Nascimento é voltado para os profissionais da saúde das Coordenadorias Regionais de Saúde, dos hospitais e maternidades, hospitais de referência de alta complexidade, obstetras, neonatologista, residentes e profissionais da Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, da Sociedade Cearense de Pediatria e do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará.

Qualificação dos processos

Durante o evento, os profissionais conhecerão o projeto Apice On iniciativa do Ministério da Saúde que propõe qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento, abortamento, planejamento reprodutivo e atenção às mulheres em situação de violência sexual em hospitais, por meio de um modelo baseado em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos.

Será apresentada, também, a estratégia QualiNEO que visa diminuir a mortalidade neonatal e qualificar o atendimento ao recém-nascido nas maternidades das regiões Norte e Nordeste. O QualiNEO que tem como objetivo qualificar as práticas de gestão e atenção ao recém-nascido nas maternidades prioritárias, visando a redução da mortalidade infantil, em especial o componente neonatal e promover a integração de programas estratégicos do Governo Federal.

Serviço

I Seminário Estadual de Boas Práticas de Planejamento Reprodutivo, Parto e Nascimento
Data: 23 a 24 de maio
Horário: 8h às 17h
Local: Hotel Plaza Suítes (Rua Barão de Aracati, 94 – Praia de Iracema)

Mais informações: (85) 3101-5201