Mães reais e seus filhos ganham registro fotográfico
16 de maio de 2019 - 15:47 #crianças #mães #recém-nascidos #saúde do bebê
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Fotos Thiago Freitas
Todos os dias, recém-nascidos são encaminhados para as unidades neonatais e enfermarias de alojamento conjunto do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará. Mesmo com todo aparato tecnológico e profissionais especializados, a força, a determinação, a luta para viver fazem o diferencial para a recuperação dos bebês. A dedicação das mães, a entrega e a participação efetiva nos cuidados dão novo significado à vida e, juntos, conseguem atos heroicos. Isso também é possível pela atenção destinada a cada uma delas por meios de ações, que dão suporte, e profissionais, como psicólogos, enfermeiros, técnicos, assistente social, entre outros.
Há um ano, os bebês internados nas unidades neonatais do HGCC tiveram a oportunidade de serem fotografados usando capas de super-heróis. A ação, desenvolvida pela Residência Integrada em Saúde (RIS) do HGCC, pretendeu ressaltar a força dos bebês prematuros para sobreviverem. Além disso, foi uma forma de presentear as mães com registros emocionantes de momentos determinantes para ambos.
Mães em destaque
Dessa vez, o HGCC inova e também destaca o poder e o diferencial que as mães têm nesse processo de recuperação de seus filhos. Os residentes, responsáveis pelo projeto “Mães fortes, mães reais”, também trouxeram para as imagens as mães, que muitas vezes passam por situações em que se superam em dedicação e fortaleza. São elas que participam também, a todo instante, dos cuidados, vivenciam a rotina estressante e difícil de uma unidade neonatal, com seus equipamentos, sons, luzes e procedimentos. Dividem ainda com outras mães, familiares e profissionais seus medos, experiências, conquistas, decepções, ansiedade, entre outros sentimentos.
Nas fotos de 2019, além do pequeno herói, mães fortes e reais são retratadas com uma capa que sugere o suporte, o apoio, a dedicação, a entrega dessas mulheres que se doam para ajudar na recuperação e no desenvolvimento de seus filhos.
“O evento é um momento oportuno em que buscamos envolver toda a equipe no sentido de proporcionar esse empoderamento da mãe, da mulher. As fotos tentam focar e transmitir o momento delas”, explica a residente em psicologia, Paloma Castro Holanda Amaro. Segundo a residente, com isso, elas têm a oportunidade de se perceber, de se fortalecer e também de se reconhecer.
Fotos e depoimentos
Para marcar esse momento especial da sessão de fotos, com produção desde o dia 30 de abril, será realizada uma exposição com as imagens, juntamente com depoimentos das mães participantes, na segunda-feira, 20, às 8h, no jardim da capela do HGCC, Avenida Imperador, 545, Centro. Além disso, como mês dedicado às mães, haverá ainda palestra sobre o desenvolvimento dos bebês e o apoio dado às mães; momento voltado para a terapia ocupacional, como atenção direta às mães; pintura das barrigas das gestantes, na casa da gestante; e sessão de beleza, com massagem e maquiagem. Por fim, haverá a entrega das fotos para as mães, momento mais esperado do projeto. Ao todo, são mais de 60 registros.
O Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, é composto pela Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa).