Semana da Enfermagem aborda o autocuidado para os profissionais de saúde

13 de maio de 2019 - 16:52 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN - Teresa Fernandes

Com o tema “Saúde como meta, autocuidado como meio”, o Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, promove Semana da Enfermagem até o dia 20 de maio, contemplando o dia do enfermeiro e o dia do técnico de enfermagem. A equipe de enfermagem do HRN conta com 200 enfermeiros e 617 técnicos. A coordenadora geral de enfermagem do HRN, Gervância Bezerra Gomes, explica que o objetivo da semana neste ano é incentivar o autocuidado para melhor cuidar.

“A semana é uma oportunidade para estimular os profissionais a se autocuidarem. Precisamos ter esse foco em quem cuida; é preciso estar bem para cuidar bem do paciente. Traremos na programação terapias integrativas, avaliação da composição corporal dos colaboradores e rodas de conversa”, ressalta Gervância. O evento também promoverá integração com profissionais de várias áreas. “A semana da enfermagem traz uma abordagem multiprofissional com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos”, completa.

Atividades para funcionários

A abertura da semana ocorre nesta segunda (13), com roda de conversa abordando o tema do autocuidado dos profissionais de saúde, com a psiquiatra Narceli América. “Escolho cuidar de mim! Dizem que quem cuida de si já cuida do outro. Vamos além: quem cuida de si, cuida do mundo!” Também haverá um adesivaço nos horários de troca de plantão nos três turnos com a presença de um sanfoneiro.

Na terça-feira, 16, a programação começa às 8h com a aplicação da Ilib (Intravascular Laser Irradiation of Blood, em português, Irradiação Intravascular do Sangue com Laser Terapia), uma laserterapia que tem amplo efeito sistêmico conhecida como “terapia da vitalidade” com a estomaterapeuta do HRN, Cláudia Gaudino. Às 10h, haverá sessões de alongamento e relaxamento com a fisioterapeuta Milena Pinheiro. À tarde, a partir das 14h, os fisioterapeutas Paula Vanessa e Michel Jackson irão aplicar as técnicas de medicina tradicional chinesa e terapia manual. Já às 16h, o tema “Escute-se: exercitando a autopercepção e o autocuidado” será abordado pela terapeuta ocupacional Caroline Rilary e pela psicóloga Isabela Cedro.

Meditação e nutrição

A programação da Semana da Enfermagem aborda os cuidados com o corpo e com a mente. Uma sessão de meditação com a coordenadora da fonoaudiologia da HRN Louise Zanin abrirá a programação da quarta-feira, 15, às 8h. A gerente de nutrição do hospital, Patrícia Narguis, trará a avaliação da composição corporal através de antropometria pelo método Isak (que analisa 17 medidas antropométricas, inclusive peso e altura) em dois momentos: às 8h30 e às 14h.

Paralelamente à avaliação, pela manhã haverá uma degustação de alimentação funcional, enquanto à tarde será abordado o autocuidado facial. Às 10h a fisioterapeuta Andressa Santos ministrará uma iniciação ao pilates. Às 15h, o enfermeiro João Henrique Vasconcelos trará uma roda de conversa específica para homens com o tema: “Caros colegas… o quanto estamos nos cuidando?”

A programação da quinta-feira, 16, terá início com uma oficina de voz com Louise Zanin. Às 9h, haverá uma roda de conversa específica para as mulheres profissionais de saúde com o tema “Cá entre nós… mulheres e profissionais de enfermagem, estamos nos cuidando?”. O momento será mediado pela enfermeira Amélia Romana. Às 14h, a estomaterapeuta do HRN Eliziane trará a Ilib terapia. Às 19h30, os fisioterapeutas Carlos Henrique, Glênia Aragão, Lara Loiola e Rafaela Pinto aplicarão as técnicas de terapias integrativas ventosoterapia e auriculoterapia.

No encerramento da semana da enfermagem na sexta-feira, 17, haverá às 9h uma palestra sobre o adoecimento psíquico entre os profissionais de enfermagem com a psicóloga Caroline Leitão.