Gestores e técnicos da Sesa participam de capacitação no TCE

8 de maio de 2019 - 14:22 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa (com informações da Assessoria de Comunicação do TCE)
Fotos: J. Clecio Farias / Ascom TCE Ceará

Melhorar as fases de planejamento e execução das compras e aquisições públicas, evidenciando os riscos e os controles a serem aplicados pelos profissionais que atuam na saúde, é o principal objetivo da participação de 58 gestores e servidores da Sesa no curso “Governança nas Aquisições Públicas com foco na área da Saúde”, que está sendo realizado até esta quinta-feira (9) no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A Escola de Contas e Gestão do TCE Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), promove o curso de capacitação para profissionais da Sesa em atendimento à solicitação do secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, feita durante reunião realizada com o presidente do Tribunal, conselheiro Edilberto Pontes, em 17 de abril.

Durante a abertura do curso, o secretário de Saúde agradeceu a oportunidade de capacitação realizada pelo TCE, e explicou: “O sistema de controle é um parceiro importante. Na verdade, este momento faz parte de um processo contínuo de formação, sendo vital para o corpo de gestores e servidores da Sesa”, disse. A capacitação inicia uma parceria entre Secretaria da Saúde e TCE e deve se desdobrar na realização de outros cursos. O instrutor responsável é o servidor Ricardo Dias, gerente de Avaliação de Políticas Públicas da Corte de Contas. As aulas ocorrem no auditório do IPC, das 8 às 12 horas.

Parceria

Para o secretário executivo de gestão e Controle Interno da Sesa, João Marcos Maia, há uma necessidade grande de qualificação, treinamento e formação para colaborar com a gestão da Sesa. “Um dos principais processos, vital para o bom funcionamento da saúde e eficientização dos nossos processos finalísticos, é, com certeza, as compras e o suprimento de medicamentos, material médico e hospitalar, gênero alimentício, material de expediente e assim todos os produtos e materiais necessários para um funcionamento competente de todo o sistema de saúde”, disse o secretário João Marcos Maia.

O secretário executivo destacou ainda que essa capacitação é relevante nesse momento em que a Sesa implanta o programa de integridade compliance, com o objetivo de disseminar padrões éticos, transparência e minimizar riscos. “Estamos, exatamente agora, redesenhando todo o processo de compra do sistema de saúde e vamos informatizar todo o processo de compras, de maneira que tudo vai ser eletrônico”, explicou.