Crianças com alergia ao leite de vaca recebem fórmula em novo local

15 de abril de 2019 - 10:45 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Helga Rackel

As crianças atendidas pelo Programa de Alergia ao Leite de Vaca (ALV) agora recebem as fórmulas nutricionais no Centro de Saúde Meireles (CSM), do Governo do Ceará. Desde a quinta-feira, 8 de abril, as fórmulas passaram a ser entregues no mesmo local onde os pacientes são atendidos nas consultas com especialistas. Antes, eram distribuídas na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A mudança do local de entrega é para facilitar o acesso e qualificar o atendimento ao paciente.

O Programa do ALV atende crianças de zero a três anos de idade com suspeita ou diagnóstico de alergia alimentar ao leite de vaca. A primeira consulta é agendada pela Central de Regulação, que pode direcionar o atendimento do paciente para o Centro de Saúde Meireles, Hospital Infantil Albert Sabin ou Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami/ Unifor).

Para quem mora em Fortaleza

Quem reside na capital deve procurar o posto de saúde que atende a regional do bairro onde mora. Ao receber o laudo médico, atestando alergia ao leite de vaca, os pais ou responsável do paciente solicita a regulação no próprio posto. É o posto de saúde que faz o agendamento da primeira consulta, através da Central de Regulação.

Para quem não mora em Fortaleza

Quem reside em no interior do Ceará deve procurar a Secretaria de Saúde do Município para solicitar o agendamento da primeira consulta no Programa de Alergia ao Leite de Vaca. Na secretaria municipal, os pais ou responsável do paciente deve apresentar a ficha de referência assinada pelo médico de um posto de saúde ou de um hospital da rede pública para dar entrada na regulação da consulta em Fortaleza.

Atendimento no CSM

O atendimento do Programa do ALV no Centro de Saúde Meireles ocorre de segunda a quinta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e às sextas-feiras, das 7 às 12h e 13 às 16h. Os pacientes são atendidos por uma equipe formada por gastropediatras, alergologistas, nutricionistas e enfermeiras. As mães são acompanhadas por psicólogo.

Após a consulta com os especialistas, que fazem o diagnóstico da alergia ao leite e prescrevem a fórmula, o bebê é encaminhado para avaliação com a nutricionista, que indica o plano alimentar e a quantidade de fórmula a ser recebida conforme esse plano. Logo em seguida, no cadastramento, é feita a entrega da fórmula nutricional no próprio Centro de Saúde Meireles.

Distribuição

As fórmulas são fornecidas pela Secretaria da Saúde do Estado que, em média, dispensa mais de 15 mil latas por mês. Em 2018, o Programa de Alergia ao Leite de Vaca atendeu 5.174 pacientes. Destes, 3.520 da capital e 1.654 do interior. Em 2017, foram 4.259.

 

Serviço

Programa de Alergia ao Leite de Vaca
Atendimento: segunda a quinta, 7 às 12h e 13 às 17h | sexta-feira, 7 às 12h e 13 às 16h
Local: Centro de Saúde Meireles -Av. Antônio Justa, 3113, Meireles
Informações: atendimentos médico e nutricional – (85) 3486-6288 | dispensação da fórmula: (85) 3481-3081