Webpalestra orienta sobre diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina

28 de março de 2019 - 13:12 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda

O Núcleo de Controles de Vetores da Sesa realiza nesta sexta-feira, 29, das 9 às 10 horas, webpalestra sobre a coleta, transporte e armazenamento de amostras de Colinesterase e Leishmaniose Visceral Canina. Será ministrada pela chefe do centro de análises clinicas do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-Ce), Ana Carolina Barjud. Para assistir, clique aqui.

A webpalestra é para orientar os profissionais de saúde das Coordenadorias Regionais, supervisores e agentes de endemias dos municípios. “As orientações sobre a doença que vão ser repassadas na webpalestra são bastante importantes”, ratifica Ana Carolina.

A Leishmaniose Visceral é uma doença crônica e sistêmica que, quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. Pode acometer o homem quando este entra em contato com o ciclo de transmissão do parasito.

O agente etiológico é um protozoário do gênero Leishmania. Os vetores são insetos denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquira, birigui. A forma de transmissão é através da picada do inseto. Na área urbana, o cachorro é a principal fonte de infecção da doença.

Neste ano até o mês de fevereiro, 17.722 cães foram examinados e 717 apresentaram resultado positivo para a doença. Em 2018, foram examinados 217.108 cães no Estado e desses, 9.497 animais tiveram resultado confirmado para Leishmaniose Visceral Canina.