Banco de leite do HGCC funciona também no Carnaval

27 de fevereiro de 2019 - 08:50 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital César Cals - Wescley Jorge

O banco de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, atenderá normalmente durante o período do Carnaval. As mães que estão amamentando podem ficar despreocupadas caso surja alguma intercorrência em relação à amamentação e também em relação à doação de leite.

O atendimento é realizado tanto pessoalmente quanto por telefone. Além da atenção às mães, o banco do HGCC também é responsável por incentivar e receber as doações de leite, cuidar de todo processo de controle de qualidade, guardar o leite e distribuir para os recém-nascidos da Unidade Neonatal.

Toda essa cadeia de ações só pode acontecer se as mães que estiverem amamentando fizerem a doação. O processo é bem simples. O leite doado faz a diferença, é importante independente da quantidade.
A enfermeira Gilvânia Cambraia alerta sobre a necessidade de reforçar o estoque de leite materno antes do Carnaval. “Com a aproximação de mais um feriado prolongado, as doações diminuem, daí a importância da doação”, afirma.

A sensibilização das mães que estão amamentando no incentivo à doação do leite materno é fundamental para manter o estoque seguro. “São vários dias e precisamos ter no estoque uma quantidade suficiente de leite para todos os dias”, frisa a enfermeira.

Como fazer para doar

Fazer a doação de leite é bem simples. A doadora precisa nem sair de casa. Com uma simples ligação gratuita para o 0800-286-5678, as dúvidas são esclarecidas. Há também o (85) 3101-5367. Por telefone, a doadora é orientada sobre como proceder, de maneira segura, na hora de ordenhar e conseguir guardar o excesso de leite no congelador.

O leite materno reservado para doação deve ficar até sete dias no congelador, sem deixar descongelar. Para o procedimento, deve ser utilizado um frasco de vidro com tampa plástica para armazenar o leite em casa.

Após a amamentação, a mãe pode tirar o excesso. Lembrando que isso deve ser feito em local limpo e arejado. O HGCC também fornece, às doadoras, os recipientes apropriados. Basta solicitar, que o hospital manda deixar em casa.

Serviço
Banco de Leite Humano do HGCC
Atendimento 24 horas
Local: Hospital Geral Dr. César Cals – Avenida Imperador, 545, Centro, Fortaleza
Informações: (85) 3101-5367 / 0800-286-5678 (ligação gratuita)