HRC mantém certificação de excelência em gestão

29 de novembro de 2018 - 16:24 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRC - Raquel Oliveira

O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, do Governo do Ceará, conquista a manutenção do certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Na terça e quarta-feira, 27 e 28 de novembro, o HRC recebeu a visita da equipe de avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), responsável pela certificação das instituições de acreditação de saúde em todo o mundo.

“Essa visita de manutenção consolida o grau de maturidade da instituição e o trabalho desenvolvido intramuro e extramuro hospitalar aqui no HRC. Só reforça a certificação já concedida de nível 3, assim também como aumenta a nossa expectativa para nossa próxima visita, que já será de recertificação”, afirma, Ana Flávia Félix, líder da equipe de avaliadores do IQG.

A acreditação em nível 3 é a certificação de excelência em gestão da ONA e foi titulada ao Hospital Regional do Cariri em novembro de 2016. Esse certificado reconhece o HRC por sua cultura organizacional de melhoria contínua dos aspectos estruturais e assistenciais, atendendo aos critérios de segurança do paciente e comunicação fluida dos processos e atividades.

“Para nós que fazemos saúde pública, conquistas como esta são motivos de muito orgulho. Porém, também de muita responsabilidade, sobretudo pelos inúmeros desafios diários a que somos submetidos. A cada ano, a avaliação vai ficando mais exigente, o que aumenta nossa necessidade de se reinventar a todo instante. No entanto, ousadia para ir além, determinação para fazer bem feito e comprometimento com o trabalho é o que não falta em nossos colaboradores. Nosso compromisso é com a sociedade, prestando um atendimento digno e de qualidade ao usuário do SUS”, destaca a diretora-geral do HRC, Demostênia Coelho.

Referência

O Hospital Regional do Cariri, inaugurado em 2011, foi o primeiro hospital terciário construído pelo Governo do Ceará no interior do estado. Referência em trauma e AVC Agudo, o HRC tem 234 leitos e 78 de emergência e atende 45 municípios da macrorregião de saúde do Cariri.

Em 2014, o HRC iniciou o processo de avaliação externa, no qual a ONA conferiu a certificação de Acreditado Pleno – Nível 2. Dois anos depois, no processo de recertificação, a ONA atestou o amadurecimento do trabalho realizado por toda a equipe de gestão, colaboradores, além de prestadores de serviços e fornecedores. Foi quando o Hospital Regional do Cariri recebeu a certificação de nível 3, passando a ser o primeiro hospital público do Ceará e o 13º do país certificado Acreditado com Excelência.