Oficina conclui segundo ciclo avaliativo da Rede Cegonha no Ceará

23 de novembro de 2018 - 17:18 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel

Secretários municipais de Saúde, diretores e coordenadores de obstetrícia e neonatologia das maternidades, representantes dos Comitês Estadual e regionais de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal e representantes da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher e da Criança participam nesta segunda e terça-feira, 26 e 27 de novembro, de oficina para apresentação dos resultados do processo avaliativo das diretrizes da Rede Cegonha e alinhamento da agenda de trabalho para qualificação das boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento em 2019. A Oficina de Devolutiva dos Resultados do Processo Avaliativo da Rede Cegonha nas Maternidades do Estado do Ceará será realizada no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza.

Durante a oficina serão apresentados os resultados das visitas avaliativas realizadas em 44 maternidades de 31 municípios cearenses. Será também apresentada proposta de relatório analítico das equipes das maternidades, com as justificativas e estratégias de melhoria. A oficina conclui o segundo ciclo avaliativo da Rede Cegonha no Ceará, que ocorreu entre março e abril de 2017.

A Rede Cegonha é uma estratégia de incentivo ao parto normal humanizado e de assistência integral à mãe e ao bebê, ofertando assistência integral à saúde das mulheres e crianças de até dois anos na rede pública, acompanhando o pré-natal, o parto e o pós-parto. Desde 2011, quando entrou em vigor, a estratégia Rede Cegonha proporciona às mulheres saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. A iniciativa qualifica os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério. No Ceará, as 22 regiões de saúde possuem Plano de Ação Regional da Rede Cegonha.