Terceira oficina do Nascer no Ceará reúne profissionais em Fortaleza

19 de novembro de 2018 - 17:50 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel
(85) 3101.5221 / 3101.5220 - Foto Marcos Studart

Até quarta-feira, 21, cerca de 200 profissionais da Macrorregião de Saúde do Litoral Leste/ Jaguaribe participam da oficina de atualização em linha de cuidado materno-infantil. Com a capacitação iniciada nesta segunda-feira, 19, no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza, enfermeiros e médicos são orientados em relação aos protocolos de risco obstétrico, contracepção, gestação complicada e de manejo obstétrico hospitalar. Esta é a terceira Oficina de Capacitação do Programa Nascer no Ceará nas Macrorregiões de Saúde. Já participaram as macrorregiões do Sertão Central e do Cariri.

A abertura do evento nesta manhã contou com a participação da primeira-dama do Estado, Onélia Santana. “O foco do Programa Nascer no Ceará é reduzir a mortalidade materna e a mortalidade neonatal”, disse, ressaltando que a iniciativa requer parceria com os gestores municipais. “O programa está voltado para o acompanhamento da gestante. Esse período da gestação é muito importante e a mãe precisa de um bom acompanhamento”, destacou.

O secretário-adjunto da Saúde, Marcos Gadelha, ressaltou que o Ceará tem o desafio de reduzir a mortalidade neonatal, ainda no primeiro mês de vida da criança. “A mortalidade neonatal está muito relacionada à assistência durante o parto. Quando a gente fala de assistência durante o parto, é preciso que os profissionais estejam capacitados e entendam como é que tem que ser essa assistência”, explicou.

A médica Josiane Maia, pediatra de Limoeiro do Norte e integrante do comitê de mortalidade materno-infantil da região, também considera relevante o foco na formação. “Principalmente porque no nosso interior há muitos profissionais que há algum tempo não passam por treinamentos. Essa iniciativa do governo do Estado nesse momento é de fundamental importância para a melhoria da qualidade da assistência das nossas gestantes, puérperas e recém-nascidos”, falou. Josiane citou ainda a importância de se criar vínculo entre a futura mãe e a equipe de saúde.

Estratificação de risco

Para a presidente da Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego), Liduína Rocha, uma das instituições parceiras do Programa Nascer no Ceará, investir na estratificação dessas pacientes é fundamental. “A ideia da gente é, junto com todas as outras propostas que compõem o Programa Nascer no Ceará, que se consiga estratificar as nossas gestantes de alto risco”, explicou. Com isso, mulheres cuja gravidez é de risco habitual serão atendidas na ambiência do risco habitual, sem intervenções desnecessárias, e gestantes de alto risco seguirão para unidades capazes de atender pacientes com essa complexidade de alto risco. “O objetivo final é redução de mortalidade materna, natal e perinatal”, disse a obstetra.

Ao longo de três dias, os profissionais vão trocar experiências e discutir condutas assistenciais no atendimento às gestantes e recém-nascidos. São trabalhadores como Camila Costa, enfermeira obstétrica que atua em Aracati. “Eu me deparo com pacientes com hemorragia, com gestantes com HIV e, às vezes, a gente fica em dúvida sobre como proceder. Vou aproveitar ao máximo essa oportunidade. Com certeza nós vamos ter melhorias com essa capacitação”, avaliou.

A análise da obstetra Cathiane Cavalcante, que atende em Russas, é semelhante em relação à Oficina do Nascer no Ceará. “Essa capacitação é muito importante porque ela vai ajudar na assistência primária, secundária e terciária. A gente precisa falar a mesma linguagem desde o atendimento primário até a hora que a paciente chega ao hospital. Essa troca é bastante importante”, disse Cathiane.

Oficinas

A capacitação envolve 1.400 profissionais em todo o Ceará. Já participaram das oficinas médicos e enfermeiros da atenção primária, ginecologistas, obstetras, pediatras e enfermeiros da atenção ambulatorial especializada e maternidades nas Macrorregiões do Sertão Central, de 30 de outubro a 1º de novembro, em Quixadá, e do Cariri, de 12 a 14 de novembro, em Juazeiro do Norte. No período de 5 a 7 de dezembro, serão capacitados 400 profissionais da Macrorregião de Saúde de Sobral.

Mais Infância

O Governo do Ceará, através do programa Mais Infância Ceará, em parceria com a Secretaria da Saúde, lançou em 26 de março o Programa Nascer no Ceará. O programa vai desenvolver um conjunto de ações que envolvem os três níveis de atenção através de pactuações municipais, regionais e macrorregionais para o fortalecimento da assistência qualificada as gestantes de alto risco. A iniciativa dispõe de aplicativo de celular que ajudará na assistência e monitoramento de todas as gestantes cadastradas para apoiar as ações desenvolvidas pelo programa.