Semana do Doador de Sangue inicia nesta segunda-feira, 19

16 de novembro de 2018 - 11:35 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce - Natássya Cybelly

De 19 a 25 de novembro, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, realizará a Semana do Doador de Sangue. Esta é a 12ª edição do evento, que também comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro. A programação iniciará às 9 horas desta segunda-feira, 19, na sede do Hemoce em Fortaleza e nos hemocentros do interior do estado.

A Semana do Doador de Sangue tem como objetivo homenagear os doadores e parceiros, voluntários na mobilização de incentivo e captação de doadores, e também sensibilizar a população para a doação de sangue como uma prática regular. “Esse é um momento para agradecer, comemorar e reconhecer a importância dos nossos doadores, porque o serviço do Hemoce em fornecer sangue e hemoderivados aos pacientes só é possível com a ajuda do doador de sangue”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

O tema da campanha deste ano é “Multiplique, Doe Sangue”. Lançada no início do mês, a campanha traz o conceito de despertar para as inúmeras maneiras de ajudar na doação de sangue, seja como um doador, um multiplicador de informações, histórias de incentivo ou um captador voluntário de doadores.

Programação Semana do Doador

Durantes os sete dias, haverá ações como serviços de saúde, beleza e bem-estar. Em Fortaleza, além de show de humor e música ao vivo, quem passar pelo Hemoce terão acesso ao atendimento de nutricionista e educadores físicos. “A gente convida a todos para participarem dessa festa da solidariedade. A Semana do Doador é uma época que a gente já começa a preparar os estoques de sangue para a demanda do final do ano que pode aumentar”, reforça Nágela Lima.

O sangue depois de doado passa por análises clínicas e cerca de 48 horas depois é distribuído para as unidades de saúde. Cada bolsa de sangue pode durar até 42 dias. Nos hemocentros regionais nas cidades de Iguatu, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá, a Semana do Doador de Sangue será entre os dias 19 e 23 de novembro e terá também atrações e serviços para os doadores.

Referência

A Semana do Doador também marca ainda o aniversário de 35 anos do Hemoce, 23 de novembro. O Hemoce é uma unidade da rede pública de saúde do Estado do Ceará, reconhecida pela qualidade dos seus serviços. “Neste ano, temos muitos motivos para comemorar: além de estarmos na décima segunda da Semana do Doador, renovamos pelo sexto ano consecutivo a certificação ISO 9001 e estamos ampliando a certificação para as unidades regionais. Isso atesta a excelência dos nossos processos e nos torna referência nacional na produção de hemocomponentes e no respeito tanto aos doadores quanto aos milhares de pacientes que precisam diariamente de transfusões em mais de 450 unidades de saúde atendidas pelo Hemoce”, comenta Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce.

Seja um doador

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce.

Serviço:

Lançamento da Semana do Doador de Sangue
Dia: 19 de novembro (segunda-feira)
Hora: 8 horas
Local: Hemoce – Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, Fortaleza