Workshop treina equipes hospitalares para alta performance

9 de novembro de 2018 - 15:43 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel -
(85) 3101.5221 / 3101.5220

Oito hospitais públicos do Ceará, cinco deles da rede estadual de saúde, participam nesta segunda-feira, 12, de workshop de apoio ao Projeto Colaborativo Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, com o tema “Desenvolvendo uma equipe de alta performance: coaching como ferramenta de suporte para desenvolvimento de melhorias em instituições de saúde”. A atividade será aberta às 8 horas pelo secretário-adjunto da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, no Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará, e será conduzida pela consultora local do Hospital de Coração de São Paulo (HCor), Kamila Sideaux Barreira.

Participarão do workshop coordenadores médicos e de enfermagem, médicos enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Instituto Dr. José Frota (IJF), da Prefeitura de Fortaleza. Da rede pública estadual, participarão profissionais do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), Hospital Geral César Cals (HGCC), em Fortaleza, e Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral.

O Projeto Colaborativo faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), em parceria com os cinco Hospitais de Excelência – Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital do Coração (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Hospital Sírio-Libanês (SP) e o Hospital Moinhos de Vento (RS). A iniciativa tem como objetivo orientar os profissionais de saúde dos 119 hospitais públicos participantes que prestam serviço para o SUS quanto às melhores práticas para o cuidado do paciente. Participa ainda do Projeto Colaborativo o Institute for Healthcare Improvement (IHI), instituição americana sem fins lucrativos, que tem como referência a melhor prática de saúde para o paciente, aplicada no mundo inteiro. A meta é evitar óbitos a partir do respeito às práticas seguras.

O PROADI-SUS é financiado com recursos de isenção fiscal concedida aos hospitais filantrópicos com excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde. O Programa visa promover a melhoria das condições de saúde da população. No novo triênio 2018-2020, o Proadi-SUS conta com aproximadamente 40 projetos sob a gestão da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS). O PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas.