Prevenção de diabetes e lesão por pressão é foco de mobilização

9 de novembro de 2018 - 17:30 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN - Teresa Fernandes

Doença muitas vezes silenciosa, o diabetes acomete mais de 13 milhões de pessoas no Brasil, o que representa 6,9% da população, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. Buscando prestar um serviço à população para prevenção da enfermidade e tratamento adequado, o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, da rede pública do Governo do Ceará, promoverá no Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, um mutirão de prevenção com o tema “Diabetes e Família – Diabetes diz respeito a toda família!”.

O evento contará com a presença de médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e assistentes sociais do hospital e convidados que darão orientações práticas e será realizado no Sobral Shopping, das 10 às 22 horas. Na programação, testes de glicemia e orientação para a autoadministração de insulina, palestra sobre mitos e verdades da alimentação saudável, exercícios de alongamento para prevenção de complicações e orientações sobre o uso correto de medicamentos.

O mutirão no Dia Mundial do Diabetes também englobará a ação “Mude de Lado”, relativa ao Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, lembrado em 15 de novembro, que traz um alerta para uma medida simples que pode salvar vidas: mudar de lado a pessoa acamada. Na programação do mutirão, a estomoterapia do HRN tratará o tema “No Dia Mundial do Diabetes, o alerta é para a saúde dos pés”, abordando a hidratação e o autocuidado com os pés. “O Dia Mundial do Diabetes e o Dia Mundial da Lesão por Pressão alertam para a prevenção. Constantemente temos ações de educação em saúde com os pacientes e acompanhantes e ações de educação em serviço com os colaboradores”, explica a enfermeira estomoterapeuta do HRN, Cláudia Galdino.

Diagnosticado com diabetes, o vigia Benedito Alves Filho, 49, conta que descuidava da alimentação e da prevenção das lesões. Depois de uma pequena ferida nos pés, Benedito teve uma infecção e foi socorrido para o HRN. Ele se recupera de uma amputação em um dos dedos decorrente da infecção e é acompanhado pela estomoterapia do hospital para evitar novas lesões. “É fundamental esse trabalho para que nós possamos tomar consciência. Para mim, foi uma grande lição”, garante. Agora, Benedito diz conhecer os cuidados necessários com os pés. “Vou procurar um calçado adequado, confortável, cuidarei melhor da higiene dos pés também na hora de secar bem entre os dedos”, afirma o paciente.

12 a 15 de novembro

A campanha de conscientização “Mude de lado” contará com momentos lúdicos e apresentações artísticas entre os dias 12 e 15 de novembro. As lesões por pressão são ferimentos que podem ocorrer em qualquer parte do corpo em que haja saliência óssea, sendo mais comuns nas nádegas, calcanhares e nas regiões laterais da coxa. Na região afetada pela lesão, ocorre a interrupção sanguínea em uma determinada área, que se desenvolve pela pressão aumentada por um período prolongado. “A lesão por pressão aparece por conta da permanência por muito tempo em uma determinada posição. Em geral nas áreas onde há ossos mais proeminentes, deixa de chegar sangue e aquele tecido morre e a lesão aparece”, explica Cláudia Galdino. Esse tipo de lesão é grave e, se não tratada, pode levar a um prolongamento do tempo de internação, aumenta o risco de infecções e pode ocasionar a morte, em alguns casos.

 

14 de novembro

 

10 às 12 horas

Palestra “Conhecer para prevenir complicações”

Teste de glicemia capilar

Orientação sobre automedicação de insulina

Coordenação: Mayara Sousa, enfermeira

 

12 às 14 horas

Palestra “Tabus alimentares – mitos e verdades”

Mesa saudável

Coordenação: Patrícia Narguis, nutricionista

 

14 às 16 horas

Palestra “No Dia Mundial do Diabetes, o alerta é para a saúde dos pés”

Hidratação profunda dos pés

Orientação para o autocuidado dos pés

Coordenação: Cláudia Galdino e Eliziane Barros, estomoterapeutas

 

16 às 18 horas

Exercícios de alongamento para prevenção de contraturas

Coordenação: Jefferson de Sousa, fisioterapeuta

 

18 às 20 horas

Palestra “Diabetes com educação é diabetes sem complicação”

Orientação quanto ao uso correto de medicamentos

Coordenação: Erilene Sabino, assistente social; Davi Helder, médico

 

20 às 22 horas

“Tabus alimentares – mitos e verdades”

Mesa saudável

Apresentação do palhaço Docinho

Coordenação: Ariane Duarte, nutricionista