Hospital Geral Dr. César Cals comemora 90 anos com programação especial

30 de outubro de 2018 - 12:43 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC Wescley Jorge
85 3101.5323

Em comemoração aos 90 anos de prestação de serviços à saúde da população cearense, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, realiza na manhã desta quarta-feira, 31, das 8 às 12 horas, a segunda edição do Saúde na Praça, na Praça da Lagoinha, no Centro de Fortaleza.

A programação especial é voltada para a população, com serviços de saúde, e envolverá também pacientes, funcionários e visitantes do HGCC. As atividades do Saúde na Praça reunirá vários serviços divididos em estações, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, avaliação e cuidados com pé diabético, atendimento de saúde para a comunidade surda acessível em libras, ações educativas para prevenção do câncer de mama e próstata, avaliação nutricional e de risco para doenças cardiovasculares, avaliação postural, pilates solo, quiropraxia, massoterapia e atendimento a pessoas em situação de rua. Haverá ainda a farmácia viva, da Universidade Federal do Ceará, com distribuição de plantas medicinais; auriculoterapia; orientação e acolhimento psicológico; roda educativa para gestantes sobre trabalho de parto e oficina de cuidados com o bebê.

Além dos serviços em saúde para todos que passarem pela Praça da Lagoinha, a programação terá também uma missa em ação de graças, na Capela Menino Jesus, no jardim interno do HGCC, parte mais antiga do hospital que conserva a arquitetura da época; entrega de certificados de reconhecimento pelo trabalho a nove funcionários, representando os 90 funcionários que atuam há mais tempo no hospital e apresentações do Coral da Santa Casa de Misericórdia, da Banda Marcial do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima de Messejana e da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará.

Quem estiver pelo Centro poderá se cadastrar como doador de medula óssea. Uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estará presente nas atividades comemorativas do HGCC, na Praça da Lagoinha. Mais uma parceria como outras estabelecidas ao longo desses 90 anos do Hospital César Cals, que sempre esteve em sintonia com diferentes instituições de saúde e de atuação social, ambiental e educativa. Para realização do Saúde na Praça, por exemplo, além de todo apoio do Governo do Estado do Ceará, o evento conta com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Centro Universitário Christus (Unichristus), Faculdade Metropolitana de Fortaleza (Fametro), Faculdade Pitágoras, Centro Universitário UniFanor Wyden, Centro Universitário Estácio do Ceará, Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira (Unilab) e a Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau).

Hospital público mais antigo da Saúde do Ceará

Da Casa de Saúde Dr. César Cals, com início promissor em uma enfermaria da Santa Casa de Misericórdia, para Hospital Geral Dr. César Cals. Com 90 anos de história, o HGCC é o hospital mais antigo da rede pública de saúde do Estado. O Hospital César Cals é uma unidade de alta complexidade, do Governo do Ceará, referência em Obstetrícia, Clínicas Médica e Cirúrgica e Neonatologia. São 296 leitos e serviços de ponta com excelência profissional e atenção humanizada aliados à tecnologia clínica. O HGCC cuida do cearense desde o pré-natal e assegura o atendimento especializado a todos os pacientes.

“O que mais me chama atenção nos 90 anos do HGCC é a sua capacidade de se destacar pela preocupação em oferecer serviços de qualidade à população cearense e o compromisso com o ensino em saúde”, ressalta o médico Antônio Eliezer Arrais Mota Filho, diretor geral do HGCC, em sua segunda gestão desde 2012. Para ele, o César Cals é uma instituição que merece ser preservada pelo seu pioneirismo, tradição e competência clínica.

Ao chegar aos 90 anos, muitos benefícios podem ser observados para os usuários do HGCC. As mudanças estão voltadas para a relação do hospital com o paciente, por meio da implantação do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), responsável pelas marcações de consultas, exames e internações. É a relação direta da unidade com o paciente, inclusive pelas centrais de regulação, que facilitam o acesso aos serviços em rede. A modernização do atendimento com os registros realizados em sistemas no computador, desenvolvidos para atender de maneira mais moderna as necessidades clínicas da unidade, favorece o acompanhamento médico, bem como a solicitação de exames e a verificação de resultados. Nesse caso, há o sistema PACS que facilita os resultados dos exames radiológicos e permite que as imagens guardadas em computador sejam vistas pelos médicos com mais rapidez e em qualquer local que ele esteja na unidade.

Em sua estrutura de nove décadas, destacam-se as melhorias para segurança e conservação do ambiente, como a renovação da recepção, a nova manta do piso da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, conforme padronização da Agência nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Saúde e ainda, a reforma do Bloco 400, de alojamento conjunto da mãe com o bebê, que ganhou novo redesenho e funções, com a chegada da enfermaria do acolhimento materno.

Atendimento humanizado

Neste ano, o HGCC consolida-se nos programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde e intensifica as ações voltadas para a atenção materno-infantil, em que também é referência. Além da Rede Cegonha, atualmente o hospital está inserido na Estratégia QualiNeo, que tem o objetivo de diminuir a mortalidade neonatal, por meio de apoio técnico e sistemático em maternidades prioritárias com qualificação da gestão e da atenção ao recém-nascido, e também no Apice On, projeto que qualifica e amplia a atenção obstétrica e neonatal em hospitais de ensino e universitários, na busca constante pela excelência na atenção ao parto e nascimento.

Por toda contribuição e pela dedicação à saúde do povo do Ceará, o Hospital César Cals se destaca em seus serviços de saúde e indicadores, bem como na formação de novos profissionais nas mais diversas áreas. No período de setembro de 2017 a setembro deste ano, o HGCC realizou 68.705 consultas ambulatoriais, 11.312 internações, 6.692 cirurgias, 614.877 exames, 4.489 partos, 21.172 atendimentos na emergência obstétrica e formou 85 profissionais nas residências médica e multiprofissional.

Serviço
90 anos do Hospital César Cals
Data: quarta-feira, 31
Hora: 8 às 12 horas
Local: Hospital Geral César Cals
Av. do Imperador, 545 – Centro, Fortaleza