Instituto de Prevenção do Câncer tem educação como foco no Outubro Rosa

9 de outubro de 2018 - 14:39 # # # #

Assessoria de Imprensa CIDH/IPC/Lacen
Suzana de Araújo Mont'Alverne - 85 3101.1488

Colorindo outubro, o uso da cor rosa busca conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Como o fortalecimento dessa percepção também depende do vínculo entre pacientes e profissionais, o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), do Governo do Estado realizará atividades focadas na educação e no apoio às mulheres. Para isso, a equipe multiprofissional do IPC e o Grupo de Ajuda Mútua, criado na instituição e composto por pacientes recém-diagnosticadas, que estão em tratamento e as que venceram a doença, criaram o “caminho terapêutico”, que traz referências da trajetória de vida antes, durante e depois da doença.

Imagens e frases que fazem alusão a cada fase, do diagnóstico ao pós-tratamento, ficarão expostas nas paredes da instituição. A sala interativa contará ainda com depoimentos das integrantes do grupo, como forma de apoio e também de desmistificação da doença. A abertura da programação acontece na quarta-feira, 10 de outubro, às 9 horas, com a apresentação do coral do IPC. Ainda nesta manhã, às 11 horas, uma palestra sobre a Concepção Quântica da saúde: Aplicação para tratamento de Câncer na Mulher, ministrada por Harbans Arora, professor de física quântica da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Câncer de mama

O autoexame é muitas vezes a primeira percepção de alteração na mama, por isso o conhecimento do próprio corpo é significativo. “O autoexame não substitui a mamografia, mas alerta, chama a atenção, e por isso é importante que a mulher olhe para o próprio corpo. E ao perceber qualquer alteração no seio procure o quanto antes um ginecologista ou mastologista”, enfatiza Ana Catarina Arcanjo, ginecologista e diretora clínica do IPC.

E é somente através da mamografia que o diagnóstico pode ser feito. O Outubro Rosa também dissemina informações e orientações para que sejam desfeitas falsas noções que afastam as mulheres do exame. O medo de encarar o possível diagnóstico, a falsa ideia de que o exame é doloroso e até vergonha do médico, são algumas das implicações. “O exame não causa dor. E o mais importante, se reconhecido precocemente, o câncer de mama tem 95% de cura”, complementa a ginecologista.

A faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama, ou seja, exames de mulheres assintomáticas é de 50 a 69 anos. É importante que o exame seja feito anualmente. O câncer de mama apresenta alguns fatores de risco: idade avançada, exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e o histórico familiar. Mulheres que não tiveram filhos ou que foram mães após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal, menstruaram muito cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos) também correm mais riscos. No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar os fatores de riscos citados.

Bons hábitos 
Alguns cuidados são essenciais para a saúde da mulher de qualquer faixa etária. Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e ir regularmente ao médico são fatores que podem influenciar e auxiliar na qualidade de vida. “Além dos agentes de risco, existem alguns cofatores, como tabagismo, álcool, sedentarismo e obesidade que contribuem para a predisposição de desenvolvimento de lesões malignas. A presença deles na rotina interfere diretamente na defesa imunológica da pessoa”, comenta a diretora clínica do IPC. Na lista dos bons hábitos, a ida regular ao médico deve ser uma das prioridades.

Assistência no IPC 

Para ser atendida no IPC, a paciente deve ser encaminha por meio da Central de Regulação. Após o atendimento em uma unidade de saúde da atenção primária, como um posto de saúde, por exemplo, a paciente é encaminhada para exame e/ ou tratamento no IPC. De janeiro até setembro deste ano, 4.105 mamografias foram realizadas na instituição.

O IPC conta com 14 ambulatórios divididos em serviços de enfermagem, mastologia e ginecologia. Além dos setores de mamografia, ultrassonografia e o centro cirúrgico, para cirurgias de retirada de nódulo na mama, conização do colo do útero (procedimento cirúrgico no qual um pedaço em formato de cone é retirado do órgão para a realização de uma biópsia) e pele para os pacientes atendidos na instituição. Conta com uma equipe multidisciplinar, formada por ginecologistas, mastologistas, enfermeiros, radiologistas e dermatologistas.

Serviço
Abertura da programação Outubro Rosa no IPC
Data: quarta-feira, 10
Hora: 9 às 12 horas
Local: Instituto de Prevenção do Câncer
Rua Walter Bezerra de Sá, 58, Aldeota