Hospital Regional Norte convida população para campanha de doação de sangue

14 de junho de 2018 - 08:40 # #

Assessoria de Imprensa do HRN - Thiago Conrado

O Hospital Regional Norte (HRN) e o Hemocentro de Sobral, ambos da rede pública do Governo do Ceará, realizam nesta quinta-feira (14), a segunda campanha para doação de sangue de 2018. As doações poderão ser feitas das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas no Ambulatório do HRN. A ação é em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste dia 14.

Para doar, basta estar saudável, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar um documento oficial com foto. Já os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do responsável legal para cada doação que pretende realizar. Uma doação pode salvar de três até quatro vidas.

De acordo com a Agência Transfusional do HRN, são usadas diariamente entre 10 a 20 bolsas de sangue no hospital. Uma das pessoas beneficiadas com as doações foi a aposentada Rita Amorim Albuquerque, de 62 anos, que fez cirurgia para retirada de uma parte da perna esquerda, em decorrência da infecção causada por diabetes. “Eu perdi muito sangue na cirurgia. Só posso agradecer a quem doa e ajuda a quem precisa”, diz.

São necessárias entre 1.400 e 1.500 doações mensais para suprir a demanda na região, segundo o Hemocentro de Sobral. A coordenadora do serviço social do Hospital Regional Norte, Iara Pinto, destaca que a necessidade de bolsas de sangue é constante. “A nossa necessidade de bolsas de sangue no HRN é muito grande, em qualquer época do ano. Trabalhamos em conjunto com o Hemocentro para que possamos fortalecer o engajamento das pessoas para a importância do ato de doar”, afirma.
Cada bolsa de sangue coletada tem em média 450 ml e é fracionada para extrair três componentes: hemácias, plasma e plaquetas. As plaquetas são fragmentos celulares da medula óssea e tem a função de participar do processo de coagulação sanguínea, ou seja, são fatores necessários para conter um sangramento. Se o organismo estiver com o número de plaquetas baixo, podem acontecer hemorragias. O sangue tem uma grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar dano à saúde.

Intervalo para doação de sangue

– Homens podem doar sangue a cada dois meses, até quatro vezes por ano;
– Mulheres podem doar sangue a cada três meses, até três vezes por ano.
Campanha de doação de sangue
Data: 14 de junho de 2018
Horário: de 8 às 12 horas e 13 às 18 horas