EpiSUS conclui curso e forma primeira turma no Cariri

4 de junho de 2018 - 16:35 # # #

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel - Assessoria de Comunicação da Sesa / (85) 3101.5221 / 3101.5220

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), encerram nesta terça-feira, 5 de junho, em Juazeiro do Norte, a primeira turma descentralizada do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental, que está formando 18 profissionais para resposta oportuna em situações de surtos e emergências em saúde pública nos municípios. O curso abrangeu as cinco regiões de saúde da Macrorregião do Cariri e formará profissionais para os municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Icó, Iguatu, Missão Velha, Caririaçu, Porteiras, Brejo Santo e Milagres. Os concludentes são profissionais que atuam em saúde pública nos municípios, com atividades relacionadas à coleta de dados de vigilância em saúde, monitoramento, análise e resposta oportuna.

Realizado em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa (Coprom), o curso tem como principal objetivo construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública. A capacitação tem carga horária de 180 horas distribuídas em encontros presenciais e atividades de ensino e aprendizagem no ambiente de trabalho. A ideia da Secretaria da Saúde do Ceará é dar sequência ao curso, com a capacitação de novas turmas com o objetivo de garantir a presença de pessoas formadas pelo EpiSUS-Fundamental em todas as regiões de saúde e na maioria dos municípios do Estado.

Em junho de 2017 a Sesa encerrou o treinamento de 18 profissionais da vigilância em saúde de seis municípios, na primeira turma do projeto-piloto EpiSUS-Fundamental, que aconteceu simultaneamente nos estados de Pernambuco e do Paraná e formou em todo o país 175 profissionais de secretarias estaduais e municipais de saúde em epidemiologia de campo. O treinamento é resultado da Carta de Colaboração firmada entre o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde Pública (Tephinet) e a Rede Sulamericana de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (Redsur), para o planejamento e implementação de atividades relacionadas a formação, desenvolvimento e uso de profissionais capacitados em epidemiologia de campo e saúde pública.

O projeto-piloto foi realizado no âmbito do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) e começou pelo Ceará, envolvendo os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Itaitinga. O EpiSUS-Fundamental é o primeiro nível de treinamento da estratégia FEPT-piramidal (Fiel Epidemiology Training Program), desenvolvida pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). O objetivo é capacitar profissionais de saúde para adquirirem ou aprimorarem habilidades epidemiológicas para realizar vigilância eficiente, investigar casos, responder a surtos e outros eventos de saúde e realizar comunicação em saúde pública.