Comunidade do Dendê é beneficiada com UPA 24h e ambulâncias do SAMU

André Victor Rodrigues
- Repórter
Davi Pinheiro - Fotos

A sexta-feira pós-feriado de Corpus Christi amanheceu com boa notícia para os moradores da Comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz. Foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento Yolanda Pontes Vidal Queiroz (UPA 24h), voltada ao atendimento médico das famílias que moram na região de Fortaleza. O equipamento possui 15 leitos e atenderá, em média, 450 pacientes diariamente. Na ocasião, também foram entregues três novas ambulâncias, adquiridas com recursos do Município, que serão incorporadas à frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – Fortaleza.

A obra é mais uma realização do projeto Juntos Por Fortaleza, que integra um conjunto de investimentos de Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza para a melhoria da qualidade de vida, criação de oportunidades e fortalecimento da convivência da população na Capital.

A inauguração da UPA e entrega das ambulâncias contou com a presença do governador Camilo Santana e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, acompanhados por lideranças políticas locais e representantes da comunidade. A construção da nova unidade foi de responsabilidade do poder municipal, e recebeu aporte de R$ 360,5 mil de verba estadual para a aquisição dos equipamentos. Já o investimento na obra foi superior a R$ 6 milhões, com recursos do Ministério da Saúde, Estado e Município. A quantia de 25% do valor do custeio será bancada pelo Estado (R$ 250 mil mensais).

O chefe do Executivo ressaltou que Fortaleza é exemplo nacional na política de atendimento emergencial e em regime de 24 horas. Camilo lembrou ainda que a UPA do Dendê é a 12ª unidade apenas na capital cearense, focada para assegurar serviços de saúde com qualidade para uma comunidade tão importante na cidade.

“Esse é mais um resultado do trabalho que nós estamos fazendo. A união entre Governo e Prefeitura envolve muito planejamento e foco, priorizando tudo o que a população mais deseja, mais cobra. A Saúde é uma dessas áreas. Não há nada mais importante do que ter equipamento para atender a qualquer hora a população. Quando uma mãe precisa de atendimento para o filho doente na madrugada, ela agora já sabe que terá médico, enfermeiro para atender. Esse é o mais importante equipamento de saúde de urgência e emergência”, disse.

O ferreiro amador Francisco Manoel Filho, 56, comemora a estrutura e o auxílio que terá à disposição sua e de familiares em caso de enfermidades. “Isso é um benefício pra comunidade do Dendê e pra população do Bairro Edson Queiroz, que agora vai poder ter um canto bom e ser atendida quando mais precisar, num lugar perto de casa”.

Parceria

A Unidade de Pronto Atendimento receberá o nome de Yolanda Pontes Vidal Queiroz, em homenagem a presidente do Grupo Edson Queiroz que faleceu em 2016. O terreno para a construção da UPA – localizado nas proximidades da Universidade de Fortaleza (Unifor) – foi doação da Fundação Edson Queiroz.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destaca que a Unifor terá papel ativo no equipamento inaugurado nesta sexta-feira, tornando-o o de melhor corpo profissional do Estado. “Essa vai ser uma UPA especial. Além de ter os médicos e as enfermeiras de manhã e a noite, a unidade também vai ser ambiente de ensino. Isso quer dizer que professor de Medicina, de Enfermagem, de Fisioterapia, de Teoria Ocupacional, de Nutrição da Unifor vão estar trabalhando e ensinando aqui. Essa UPA vai ter mais qualidade”.

Estrutura da UPA

A nova unidade amplia a Rede de Urgência e Emergência de Fortaleza. A estrutura é composta por salas de observação (adulto e pediátrico), sala de espera, consultórios, laboratório, salas de repouso, farmácia, salas de atendimentos, administração, banheiros, dentre outros espaços.

Nos últimos cinco anos, a Rede de Urgência e Emergência de Fortaleza passou por uma ampla reestruturação com a entrega e funcionamento de cinco UPAs de gestão municipal, localizadas nos bairros Jangurussu, Cristo Redentor (Pirambu), Itaperi, Vila Velha e Bom Jardim. Cada unidade é responsável pelo atendimento de cerca de 10 mil pessoas por mês. Atualmente, Fortaleza possui uma rede com 11 UPAs 24h, seis delas sob gestão do Governo do Ceará (Canindezinho, Conjunto Ceará, Messejana, José Walter, Praia do Futuro e Autran Nunes). Na rede municipal, há também atendimento de emergência nas unidades hospitalares, a exemplo dos Frotinha, Gonzaguinhas e Instituto Dr. José Frota.

Atendimento 24h

As UPAs funcionam nos sete dias da semana, 24 horas por dia, prestando atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade, sem necessidade de agendamento. Os usuários são acolhidos e classificados conforme a gravidade do caso, seguindo o protocolo de Manchester, que orienta a utilização das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul para organizar a prioridade dos atendimentos. Entre os atendimentos realizados nas UPAs, 98% dos casos são solucionados na própria unidade.

A população pode procurar as UPAs quando apresentar dores de cabeça forte, dores no peito, dores nas costas, falta de ar, vômito com sangue, queda com desmaio, convulsão, formigamento no rosto (boca torta), engasgo (adultos e crianças), crise dos nervos, sangramento sem motivo, desmaios, envenenamento, overdose, ferimento e cortes simples ou queimaduras.

Ouça

O governador Camilo Santana ressaltou que Fortaleza é exemplo nacional na política de atendimento emergencial e em regime de 24 horas e lembrou ainda que a UPA do Dendê é a 12ª unidade apenas na capital cearense, focada para assegurar serviços de saúde com qualidade para uma comunidade tão importante na cidade.

O governador Camilo Santana ressaltou que o novo equipamento de saúde vai beneficiar toda a comunidade das imediações do Dendê que não precisam mais se deslocar para outros bairros em busca de atendimento.