Bebês são fotografados com capas de super-heróis no Hospital César Cals

16 de maio de 2018 - 16:29 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC - Wescley Jorge / 85 3101.5323 Fotos: Assessoria de Comunicação do HGCC

Nesta quinta-feira, 17, às 9h30, integrantes da Residência Integrada em Saúde do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, promoverão um momento especial em homenagem às mães e aos bebês internados. A iniciativa faz parte da ação “Meu pequeno grande herói”, uma proposta de realizar o primeiro registro fotográfico do bebê, com intuito de fortalecer o vínculo entre mãe e filho e a saúde emocional da família que vivencia a situação de internamento. Durante o encontro, serão entregues as fotos em moldura e haverá distribuição de brindes, sorteios, momentos de interação com a família, entre outras atividades lúdicas.

Para o registro fotográfico das mães e dos bebês heróis, foi providenciada a confecção de uma capa de super-herói para os pacientes internados nas unidades neonatais do HGCC. As fotos impressas em uma moldura especial serão entregues aos familiares, em alusão ao Dia das Mães, comemorado no último domingo, 13 de maio. As capas foram todas esterilizadas, na Central de Esterilização do hospital, com aprovação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

“Eu achei a ação bem motivadora para nós, mães, que estamos com os filhos internados. Eu fiquei muito feliz”, declara Francisca Érica Herculano de Sena, mãe da pequena Thaís, que nasceu no dia 28 de abril e precisou de cuidados neonatais. O tempo que um bebê prematuro passa internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), inclusive na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais (UCINCo) e Canguru (UCINCa), é de muita luta e força para sobreviver. Ele precisa diariamente da ajuda da tecnologia, dos medicamentos, materiais especiais, profissionais especializados das mais diversas áreas da saúde, além da presença dos pais e familiares mais próximos, como avós e irmãos, e de leite materno, que oferece os nutrientes necessários para ajudar na recuperação.

Meu pequeno grande herói

Os bebês prematuros são fotografados, após autorização prévia dos pais, com capas de super-heróis do cinema, uma forma de reconhecer o quão fortes são essas crianças que demonstram diariamente a grandeza da luta delas pela vida. Atualmente, Érica e Thaís estão em acompanhamento no Método Canguru. Mãe e filha serão presenteadas com a foto impressa da grande heroína. Ao todo, mais de 80 recém-nascidos foram fotografados com as capinhas de super-heróis. “Com essa inciativa, a gente tem a oportunidade de ter um registro do nosso filho, nesse momento tão importante”, reconhece Érica.