Influenza H1N1 é tema de web palestra com infectologista

24 de abril de 2018 - 12:03 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - (85) 3101.5221 / 3101.5220

A Secretaria da Saúde do Ceará realiza nesta quarta-feira, 25 de abril, a partir das 15 horas, web palestra sobre Influenza H1N1, com o presidente da Sociedade Cearense de Infectologia, Guilherme Henn. A conferência online será transmitida pelo Núcleo de Telessaúde da Sesa. Para participar, basta clicar no link: https://extranet.saude.ce.gov.br/telessaude.

A influenza é uma doença infecciosa aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e comportamento sazonal. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave que é denominada de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado em 19 de abril, no Ceará foram notificados 116 casos de SRAG até 18/04/2018. Dentre estes, 23,3% (27/116) foram causados pelo vírus influenza; 37,0% (43/116) SRAG não especificada; 6,9% (8/116) por outros vírus/agentes etiológicos e 32,8% (38/116) dos casos de SRAG encontram-se em investigação.

Capacitação

A transmissão de palestras e cursos é feita através do telessaúde, que permite a preparação e atualização de profissionais à distância, com uso de tecnologias de informação e comunicação. Pela web conferência, por meio de som e imagens, os palestrantes se comunicam com profissionais de saúde dos municípios de diferentes regiões do estado. Além da exposição do palestrante, há interação entre os participantes por meio de perguntas e respostas.

Para participar da webpalestra, basta clicar no link https://extranet.saude.ce.gov.br/telessaude.

Mais informações com o Núcleo de Telessaúde do Ceará: (85) 3219-5873 / telessaude.nuapce@gmail.com

Medidas importantes que ajudam na prevenção:

– Lavar e higienizar as mãos com frequência.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa.
– Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.
– Ter boa alimentação e beber bastante líquido.
– Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe.
– Manter a sua casa bem arejada.