Benefícios para crianças amamentadas persistem por toda vida

6 de abril de 2018 - 18:03 # # #

Assessoria de Imprensa do HRN - Thiago Conrado - (88) 3677-9300

alt

Aleitamento materno é um benefício para toda a vida. Por isso, o Hospital Regional Norte, do Governo do Ceará, situado em Sobral, prioriza essa estratégia para promover a saúde. Segundo a nutricionista, coordenadora do Banco de Leite Humano do HRN, Samara Andrade. “Crianças amamentadas exclusivamente nos 6 primeiros meses de vida e durante a alimentação complementar que se estende até 2 anos, recebem a proteção imunológica proporcionada pelo leite materno”, explica Samara.

A coordenadora do BLH do HRN destaca ainda que os benefícios para uma criança amamentada persistem por toda a vida. “Durante a infância o alimento protege contra doenças infecciosas, respiratórias e diarreias. Já na fase a adulta, os estudos comprovam que isso diminui o risco de surgimento das doenças crônicas, como a obesidade, hipertensão e diabetes, além de contribuir para desenvolvimento intelectual e sustentabilidade do planeta (menor produção de lixo não orgânico)”.

A agricultora Maria Rosileide Teixeira, de 24, anos, residente na zona rural de Massapê, está internada na Unidade Mãe Canguru, onde a pequena Emilly ganha peso após nascer prematura e com desconforto respiratório. Maria ressalta que pretende amamentar a sua terceira filha até quando Emilly desejar. “A minha filha de cinco anos eu amamentei até dois anos e a outra de três anos mamou até um ano e meio. Ajudou no desenvolvimento delas. Se desenvolveram muito rápido. Tem o benefício também para nós que somos mães. A amamentação é muito importante. Quero levar para essa daqui até quando ela quiser mamar”, disse.

Orientação e incentivo ao aleitamento materno:
Na alta hospitalar dos lactentes, as nutrizes recebem orientação sobre os benefícios e manejo do aleitamento materno. Elas também incentivadas a procurarem apoio na atenção básica para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.

Já os recém-nascidos prematuros no hospital, no momento da alta, possuem consulta de retorno agendada para monitoramento de seu desenvolvimento. E na alta hospitalar das nutrizes do alojamento conjunto e parto normal, quando identificada dificuldade na amamentação, já são agendadas para consulta em ambulatório de aleitamento materno realizado pelo BLH do HRN como estratégia para apoiar, incentivar e promover o aleitamento materno.

Em dezembro de 2017, o Banco de Leite Humano do HRN recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o credenciamento máximo da Rede Global de Bancos de Leite.  Os critérios para o credenciamento são avaliação dos equipamentos obrigatórios que a unidade deve ter, análise da qualificação dos profissionais que atuam no serviço, e compartilhamento dos indicadores no Sistema de Produção da Rede BLH.