EpiSUS inicia curso de aperfeiçoamento em Juazeiro do Norte

2 de abril de 2018 - 10:42 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - (85) 3101.5221 / 3101.5220

alt

A Secretaria da Saúde do Ceará e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), realizam no período de 2 a 6 de abril o primeiro encontro presencial de 2018 da primeira turma descentralizada do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental. O encontro ocorre na 21ª Coordenadoria Regional de Saúde de Juazeiro do Norte.

O curso, a ser realizado em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA/CE), tem como principal objetivo construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública.

A ESP/CE promoveu de 26 a 28 de março oficina de formação de tutores que acompanharão os profissionais de saúde a serem capacitados pelo curso. O público da formação será composto por profissionais que atuam em saúde pública nos municípios, com atividades relacionadas à coleta de dados de vigilância em saúde, monitoramento, análise e resposta oportuna.

A carga horária da capacitação terá 180 horas distribuídas em encontros presenciais e atividades de ensino e aprendizagem no ambiente de trabalho. Os municípios participantes o curso são Barro, Brejo Santo, Mauriti, Milagres, Araripe, Campos Sales, Crato, Várzea Alegre, Barbalha, Caririaçu, Jardim, Juazeiro do Norte, Cedro, Icó, Lavras da Mangabeira, Acopiara, Iguatu e Mombaça.

EpiSUS

O EPISUS Fundamental é resultado da Carta de Colaboração firmada em 13 de março de 2017 entre o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde Pública (TEPHINET) e a Rede Sulamericana de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (REDSUR).

Em 2017, o programa recebeu o selo internacional de qualidade pela Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções em Saúde Pública, Tephinet, com decisão do Global Accrediting Body. O programa é essencialmente prático, com desenvolvimento de atividades nos serviços de saúde e/ou nas comunidades (trabalho de campo), nas diversas atividades relacionadas à vigilância em saúde.