Projeto dimensiona força de trabalho em nove unidades de saúde

26 de março de 2018 - 08:35 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220 / Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

alt

Em 10 meses, a Secretaria da Saúde do Ceará terá um diagnóstico preciso do tamanho da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) em nove unidades da rede pública estadual. Na sexta-feira, 23 de março, gestores dessas nove unidades participaram de oficina para a apresentação do Projeto Capacitação para o Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde, com consultoria do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e do qual resultará levantamento do perfil da força de trabalho de cada unidade para possível redimensionamento.

O projeto prevê a realização de um curso de extensão para 54 representantes das unidades de saúde participantes e a realização de um seminário de nivelamento previsto para os dias 16 e 17 de abril. Em seguida, serão realizadas oficinas em cada uma das unidades, com o envolvimento de até 40 gestores e profissionais dessas unidades. Durante a execução do projeto, os dados levantados serão processados pelo Dieese para a construção do perfil de cada unidade.

alt

O levantamento coletará dados sobre estrutura física, capacidade instalada, processos de trabalho, perfil da força de trabalho, distribuição da carga horária e identificação de déficit ou superávit de profissionais. Participam do projeto o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), Hospital São José (HSJ), Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Centro).