HGCC reforça estoque de leite antes do feriado de Páscoa

26 de março de 2018 - 11:48 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC - Wescley Jorge / (85) 3101.5323

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, reforça o convite às mães que estão amamentando para doarem e assim, ajudarem os bebês hospitalizados, que dependem exclusivamente do leite materno para se alimentarem. A necessidade de manter o estoque de leite, que é constante, se intensifica ainda mais nos feriados, como o da Semana Santa, 30 de março a 1º de abril. O Banco de Leite Humano do HGCC funciona 24 horas.

“Contamos com a colaboração, dedicação e disponibilidade das mães para as doações, o que nos ajuda a reforçar o estoque de leite para amamentar os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal”, afirma a enfermeira Gilvânia Cambraia. Ela diz que quanto mais doações houver, melhor para os bebês. “Não há limites para as doações. Todo leite em qualquer quantidade é bem-vindo e essencial”, reforça.

A engenheira Paula Brandão Parenta Melo, que atualmente trabalha com hotelaria, sempre fez doações. Ela começou a doar logo após o nascimento do primeiro filho, Paulo, em 2015. A mesma coisa acontece agora com a chegada de Gustavo. Ela deu à luz em outra maternidade de Fortaleza, no dia 7 de março, uma quarta-feira. Assim que chegou em casa à noite, na quinta-feira, 8, já começou a guardar o excesso de leite para doar. “Eu sempre tive muito leite e sei que é precisam muito. Uma amiga me falou sobre a doação, eu pesquisei na internet e encontrei o banco de leite do HGCC. Fiz meu cadastro, recebi as orientações e logo comecei a doar”, lembra.

Para esta semana que antecede o feriado, Paula já tem estoque para enviar ao banco de leite. “Já estou com um estoque para doar essa semana. Vou ligar para agendar”, ressalta a doadora. O HGCC vai até a casa da doadora para buscar o leite. Quando teve o primeiro filho, ela doou até ele completar oito meses. A mesma coisa pretende fazer agora, doar até quando for possível. “O Hospital César Cals é muito atencioso. Eu adoro doar leite para vocês”, revela a mãe.

O Centro de Neonatologia do HGCC é composto pela Unidade de Terapia Intensiva (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa). Os recém-nascidos que estão em cuidados nesses ambientes precisam de leite materno. As mães são incentivadas constantemente a permanecer com seus filhos, fazer a retirada do leite, amamentar, quando possível. Mas há casos e situações em que bebês precisam do leite doado, daí a necessidade constante de doações.

Durante o feriado, serviços, como o banco de leite humano, que funciona 24 horas e atende também por telefone e pessoalmente no hospital, a emergência obstétrica e o serviço de acolhimento com classificação de risco funcionarão normalmente. No caso do banco, a mãe que estiver amentando ou tiver alguma dúvida e necessitar de ajuda pode ligar gratuitamente para 0800 286 5678.

Como doar leite materno

Doar é fácil e faz bem. Toda mãe que amamenta pode fazer a doação. Ela precisa apenas ordenhar o excesso de leite e guardar no congelador, num vidro limpo e esterilizado, com tampa plástica, identificado com nome completo e a data da primeira coleta. O leite guardado pode ficar no congelador entre sete e 10 dias. Após esse procedimento, é só ligar para o banco de leite do HGCC, por meio do número gratuito 0800 286 5678. Pode ligar a qualquer hora, pois o banco funciona 24 horas por dia. E sobre a entrega? Nem precisa se preocupar. O banco de leite manda buscar em casa a doação. O Hospital César Cals também fornece os vidros esterilizados para dar continuidade à doação. Junto com eles, vai também o panfleto de informação e orientação. O atendimento pode ser por telefone ou pessoalmente. O banco de leite do Hospital Geral César Cals fica na Av. Imperador, 545, Centro, Fortaleza.

Serviço:
Banco de leite do HGCC
Atendimento 24 horas
0800-286-5678 (ligação gratuita)