Tuberculose é tema de webpalestra nesta sexta-feira, dia 23

22 de março de 2018 - 15:47 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - (85) 3101.5221 / 3101.5220

alt

Para esclarecer sobre a tuberculose e o controle epidemiológico da doença no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realiza nesta sexta-feira, 23, às 10 horas, webpalestra com a supervisora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Sheila Santiago. A palestra será transmitida pelo Núcleo de Telessaúde da Sesa. Para participar, basta clicar no link: https://extranet.saude.ce.gov.br/telessaude.

Nesta semana, a Sesa tem realizado diferentes ações para intensificar o controle da tuberculose. Até este sábado, 24 de março, Dia de Mundial de Luta Contra a Tuberculose, atividades como simpósio, palestras, busca de sintomáticos respiratórios e programação cultural fazem parte da programação especial. Essas ações são uma oportunidade para a população e profissionais de saúde debaterem sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, além do controle da tuberculose e as estratégias de enfrentamento ao preconceito.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada por uma bactéria que afeta prioritariamente os pulmões (tuberculose pulmonar), mas também pode acometer outros órgãos e sistemas (chamada tuberculose extrapulmonar), como ossos, rins, meninges, pleura, olhos. No Ceará foram notificados no ano passado 3.436 casos novos de tuberculose, com uma incidência de 38,3 por 100 mil habitantes. Este ano, até a semana epidemiológica 10 (4 a 10 de março), foram confirmados 297 casos e nove óbitos no estado.

Alguns principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de três semanas; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento rápido e rouquidão. A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG, ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Outra maneira é identificar a pessoa que convive com alguém que tem a doença e procurar um posto de saúde mais próximo. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito.