HGCC atualiza profissionais no Método Canguru

7 de março de 2018 - 13:46 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC - Wescley Jorge / ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 Fotos: Assessoria de Comunicação do HGCC

alt

A primeira edição deste ano do curso “Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso – Método Canguru”, para profissionais do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, será nos dias 20, 21 e 22 de março. A formação no método é permanente e sendo o HGCC a referência estadual, além das qualificações internas, há os cursos ministrados em outras unidades, como é o caso do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), também da rede pública do Estado, que receberá o curso no mês de maio.

“O Método Canguru é continuado. A qualificação deve ser permanente, por isso a realização dos cursos e oficinas para todos os profissionais que atuam diretamente ligados à saúde das mães e dos recém-nascidos”, afirma Natércia Bruno, enfermeira responsável pela Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa). Como o curso é direcionado somente para quem atua no Hospital César Cals, as inscrições serão internas, no Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), responsável pelas políticas de educação permanente do HGCC.

Esta edição do curso do Método Canguru faz parte também das ações da Estratégia QualiNEO no Hospital César Cals, como também em outras maternidades. “As qualificações constam no Plano de Ações pensado para o HGCC, para o fortalecimento das políticas públicas direcionadas ao cuidado do recém-nascido de baixo peso”, diz Lorenna Landim Farias de Queiros, coordenadora local da QualiNEO. São ações como essas que o método é revisto e permite aos envolvidos um constante contato com a teoria e atualização de rotinas.

alt

Quem ganha com essas ações de atualização de conteúdo são os pacientes. Diariamente os benefícios são observados por meio do cuidado qualificado e especializado. Quem concorda é Ana Carolina Muniz Costa, paciente da UCINCa do HGCC, há uma semana, onde permanece com a filha junto ao corpo durante a maior parte do tempo e participa ativamente dos cuidados há uma semana. “Eu já estou apreendendo tudo. Com o auxílio que eu tenho aqui, mesmo já sendo mãe, eu aprendo a ter um cuidado maior com ela”, confirma a mãe, que deu à luz à Emille Sophia, em 10 de fevereiro.

O acompanhamento de mãe e filha iniciou na emergência do Hospital César Cals e passou pela casa da gestante, onde permaneceram por seis dias. Após o parto, o cuidado com a filha teve a estrutura da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e a atenção de equipe multiprofissional. Agora continua na enfermaria exclusiva do Canguru, com atenção voltada para assistir a mãe e bebê para o ganho de peso. Tudo para garantir uma atenção humanizada e para uma recuperação mais rápida e segura. “Aqui eu estou achando muito bom, porque convivo o tempo todo com ela e ajudo a cuidar”, afirma Ana Carolina, satisfeita com a possibilidade.