Hemoce recebe doações de sangue no carnaval

9 de fevereiro de 2018 - 10:15 # # # #

Assessoria de Imprensa do Hemoce - Natássya Cybelly
(85) 3101-2308

alt

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, convida a população para doar sangue antes e durante o feriado de carnaval. O Hemoce recebe os doadores nos postos de coleta externa em Fortaleza e no interior do Estado. As doações garantem o atendimento transfusional de pacientes em 450 unidades de saúde do Ceará.

Antes de viajar e aproveitar os dias de folia, ainda dá tempo de ser solidário doando sangue. A sede do Hemoce em Fortaleza e os hemocentros do interior do estado funcionam normalmente até o sábado de carnaval, dia 10. Durante o feriadão, as doações em Fortaleza podem ser feitas no evento religioso Renascer, no Ginásio Paulo Sarasate. Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, um estande adaptado para doação de sangue ficará no local das 9 às 17 horas, próximo a entrada do portão principal.

Os voluntários também podem doar sangue no Posto de Coleta que fica no IJF. Do sábado de carnaval (10) até a quarta-feira de cinzas (14), o posto do Hemoce no IJF funcionará em horário especial, das 13 às 17h30. De acordo com Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce, doar com antecedência é importante para manter o estoque confortável no período carnavalesco. “Perto de grandes feriados, a gente reforça a convocação de doadores, pois caso ocorra qualquer emergência acima da média, nós já estamos com o estoque preparado para atender com tranquilidade. Então, antes de cair na folia, convidamos a população para dar uma passadinha no Hemoce e exercer a solidariedade”, diz.

Doações de sangue no interior

Além da capital, quem estiver no interior do Ceará poderá doar sangue nas unidades de coleta do Hemoce em Juazeiro do Norte e Quixadá. Nos dias 12 e 13, o Hemoce estará no Renascer em Juazeiro do Norte, das 8 às 17 horas, recebendo os voluntários. Em Quixadá, a coleta no evento religioso será no dia 13 de fevereiro, das 8 às 14 horas. (Confira abaixo todos os horários e locais de atendimento). Na quarta-feira de cinzas, dia 14, a sede do Hemoce e os hemocentros de Quixadá, Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte, funcionarão a partir do meio-dia.

Doe sangue

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade entre 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis. O termo está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

alt