Três mil bebês foram beneficiados com leite materno no HGCC

5 de janeiro de 2018 - 16:33 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC - Wescley Jorge

alt

O número de recém-nascidos beneficiados com leite materno doado no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, foi maior em 2017 comparado com o ano de 2016. Ao todo, 3.046 bebês receberam leite doado no ano passado, contra 2.907 do ano anterior (crescimento de 4,56%). Isso só foi possível pela atitude das mães que se encontram em período de amamentação e doam leite para os bebês da Unidade de Neonatologia e do trabalho constante desenvolvido pelo banco de leite HGCC, referência estadual.

“Com três dias do nascimento da minha filha, eu passei a doar. Procurei na internet para saber como proceder”, conta Fabíola dos Santos, mãe de Maria Eduarda, que está com quase um mês de vida. Em dezembro de 2017, ela se tornou doadora e passou a contribuir para a recuperação dos filhos de outras mães, que estão internados na UTI Neonatal. Tudo começou porque ela percebeu que tinha muito leite e estava desperdiçando o alimento qie pode salvar vidas.

“Tanta criança precisando e eu jogando leite fora. Então resolvi doar”, esclarece a doadora. Atualmente, ela consegue enviar leite até três vezes por semana para o HGCC. “Sinto-me feliz em saber que tenho leite suficiente para minha filha e ainda poder ajudar outras crianças”, declara.

Como fazer doações

Histórias como essa fazem o diferencial e ajudam o banco de leite na execução das políticas de aleitamento materno. Para facilitar o processo de doação, o Hospital César Cals possui uma equipe de profissionais especializados composta por médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, nutricionista, bioquímica e zeladoras que desempenham um trabalho intensivo, pois o funcionamento do banco é de 24 horas, todos os dias da semana.

Além disso, o setor conta com uma linha telefônica exclusiva para que as mães tirem dúvidas sobre aleitamento materno e doação, entre outros assuntos, por meio do número gratuito 0800286 5678. O atendimento pode ser feito também no próprio banco, localizado na Avenida Imperador, 545, Centro de Fortaleza. Não é necessário agendamento. O leite materno também pode ser coletado na casa da doadora. A mãe só precisa ligar e agendar a visita.

Controle de qualidade

Toda essa estrutura faz com que crianças como João Lucas, que nasceu prematuro de 28 semanas e cinco dias, internado na UTI desde o dia 15 de dezembro de 2017, possa se recuperar bem. Durante o dia, a mãe dele, a professora Antônia da Silva Nascimento, da cidade de Monsenhor Tabosa, consegue amamentar com o leite ordenhado, mas, à noite, ele precisa do leite doado, para completar a dieta, que passa por um rigoroso processo de controle de qualidade e pela pasteurização,. “A doação de leite é muito importante porque o meu filho está na UTI e eu não tenho como tirar leite suficiente para ele, o dia todo”, afirma.
Ela conta que quando veio para o HGCC, por ocasião do atendimento na emergência, ela teve o primeiro contato com a doação de leite. A cunhada que a acompanhou e que é mãe de uma filha de oito meses aproveitou também para fazer a doação. Foram dois dias como acompanhante e como doadora de leite. Com a convivência com outras mães e também ao constatar a recuperação do filho, Antônia sabe que cada gota de leite materno é importante para a recuperação dos recém-nascidos. “Eu me sinto feliz porque tem muita mãe que não possui leite suficiente. Então para os nossos filhos, o leite doado faz toda a diferença”, ressalta, agradecida, a mãe de João Lucas.

Balanço de 2017

O trabalho do banco de leite reflete também em outros números superados no ano de 2017 em relação a 2016. O atendimento às mães, em grupo, mais que dobrou. Foram 1.041 contra 450 do ano anterior. Foram observados aumentos também em relação ao atendimento individual, passando de 3.644, em 2016, para 4.349, em 2017. Foram realizadas mais visitas domiciliares, que foi de 1.096 para 1.128, no ano passado. O número de doadoras foi de 2.635, em 2016, e de 3.365, em 2017; e a quantidade de leite doado também foi superada, ultrapassando os 1.485 litros, no ano de 2016, totalizando 1.616 litros em 2017.