Governo do Ceará e Prefeitura de Caucaia entregam UPA 24h

16 de outubro de 2017 - 12:31

A unidade possui 15 leitos e tem capacidade para atender, em média, 250 pacientes por dia. O equipamento se soma às outras 22 unidades com atendimento 24 horas espalhados pelo Estado

No dia que antecede o aniversário de 258 anos de emancipação do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a população comemorou a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eduardo Pessoa. Inaugurada pelo governador Camilo Santana e pelo prefeito Naumi Amorim neste sábado (14), a unidade é a segunda instalada no município e é a maior do Estado, somando-se aos outros 22 equipamentos com atendimento 24 horas espalhados pelo Ceará. Além da entrega da nova unidade, foi inaugurada, ainda, uma área de lazer no entorno do complexo.

De acordo com o governador Camilo Santana, a inauguração do equipamento era uma demanda antiga da população, assim como investimentos na segurança. “Esta UPA está em condições de receber, na área emergencial, qualquer cidadão”, detalhou o governador. “Temos de trabalhar a prevenção. É por isso que é preciso investir na segurança, na saúde, educação e cultura”, enumerou o governador. No último dia 30 de setembro, Caucaia recebeu o maior efetivo do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) fora de Fortaleza.

alt

“Estamos avançando dia a dia na saúde do nosso Estado. Tudo isso graças ao comprometimento do Governo do Ceará. E vocês, cidadãos, vão usufruir de todo esse esforço”, frisou o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi. “Estamos entregando a maior UPA do Ceará. Gostaria de cumprimentar e agradecer o governador Camilo Santana não só pelos investimentos na saúde, mas também na segurança, educação e outras áreas”, destacou o prefeito Naumi Amorim.

Para o município, o governador Camilo Santana antecipou, em seu discurso, que serão implantadas, em breve, uma Areninha e três escolas da rede estadual de ensino.

Unidades em Caucaia

Construída pela Prefeitura de Caucaia, a nova UPA recebeu aporte superior a R$ 1,2 milhões do Governo do Ceará para a aquisição dos equipamentos. A unidade possui 15 leitos e, em média, atenderá 250 pacientes por dia – configurando-se como UPA de porte 2. Até agora, já são 23 UPAs 24 horas espalhadas pelo Estado. Destas, seis encontram-se na Capital.

alt

A primeira UPA 24 horas de Caucaia, construída e equipada pelo Governo do Ceará, foi entregue em julho de 2012. O investimento foi superior a R$ 3,6 milhões nas obras e de R$1,3 milhões em equipamentos. Localizada no Centro da cidade, a unidade realiza, há cinco anos, serviços de pronto atendimento adulto e infantil. Somente entre janeiro e agosto de 2017, a primeira unidade atendeu mais de 91 mil pacientes.

Realização de exames de raio X, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico são serviços disponíveis nas UPAs 24 horas. A população pode resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas, além de receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades.

Atendimento mais perto de casa

Moradora do bairro Jurema, Angélica Gonçalves, 27, e a pequena Alice, de 5 anos, passearam pelo equipamento para conhecer a estrutura que está instalada perto de casa. “É muito importante uma unidade aqui, pela falta de estrutura do bairro. Só tem um posto de saúde aqui perto. As outras UPAs ficam no Centro de Caucaia e em Fortaleza, o que é distante”, indicou. E não foi só o novo prédio que chamou a atenção de Angélica. “Tem essa área de lazer aqui, né? As crianças vão ter lugar pra brincar”, sorriu a dona de casa ao ver Alice se divertindo no escorregador. Gangorras, cadeiras de balanço e academia ao ar livre também integram a área de convivência.

Saiba mais

As UPAs são classificadas em três diferentes portes, a variar de acordo com a cobertura populacional da região, a estrutura (área física, número de leitos e recursos humanos) e a capacidade diária de atendimento médico.

A unidade de porte 1 cobre população de até 100 mil habitantes, contando com um pediatra e um clínico geral para realizar de 50 a 150 atendimentos e é equipada com 5 a 8 leitos. A UPA de porte 2 tem cobertura de até 200 mil habitantes e apresenta, em seu quadro, quatro médicos, atendendo diariamente até 300 mil habitantes. Já nas de porte 3, a cobertura é de até 300 mil habitantes, apresentando seis médicos, 13 a 20 leitos, e até 450 atendimentos diários.

A nova UPA 24h de Caucaia fica localizada na Rua Poebla, 2335 – Bairro Jurema.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará