Cadernos de Informação em Saúde

9 de março de 2016 - 17:45

Os Cadernos de Informação em Saúde são uma compilação de dados coletados na esfera local, constituindo os grandes sistemas de informações de âmbito nacional. Constam informações básicas, por município, além de parâmetros de formulação e utilização dos indicadores. Há indicadores relacionados com o estado de saúde, políticas de saúde, prestação de serviços e também os socioeconômicos com impactos na saúde. Essas categorias estão distribuídas nos grupos: 1) Demográficos, 2) Socioeconômicos, 3) Mortalidade, 4) Morbidade, 5) Recursos e 6) Cobertura. Os indicadores são consolidados para o Estado e desagregados por macrorregiões, regiões de saúde e municípios. São referentes ao ano 2014, exceto os que utilizam fontes de pesquisas pontuais e do censo 2012/IBGE.

As notas técnicas sobre os indicadores, como: interpretação, usos, fontes e alertas contribuem para o gestor monitorizar a situação de seu município quanto ao indicador, mantendo ou melhorando a situação, quando for o caso. Foram elaborados vinte e dois cadernos, de acordo com as regiões de saúde, embora cada caderno contenha informações sobre as demais regiões, permitindo comparações úteis para a priorização das ações a serem implantadas ou implementadas.

As fontes destes indicadores são os sistemas de informação do âmbito nacional, rotineiramente alimentados pelos técnicos das Secretarias Municipais de Saúde, como: Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM, Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos – Sinasc, Sistema de Informações de Agravos de Notificação – Sinan, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações – SI-PNI, Sistema de Internações Hospitalares – SIH, Sistema de Informações Ambulatoriais – SIA, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, Sistema de Informações da Água – Sisagua, Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde – Siops, além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece e do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

É importante referir que é de responsabilidade de cada município digitar os eventos (óbitos, nascimento, internações, doenças transmissíveis e outros) que ocorrem em seu município, independente da pessoa ser residente ou não em seu território. Essa medida tem importância administrativa e epidemiológica e para a produção de indicadores de saúde referentes às três esferas de governo. Salienta-se, por fim, a importância de cada município para a construção de um Sistema Nacional de Informações em Saúde com dados completos, representativos e consistentes.

A expectativa é que os Cadernos de Informação em Saúde possam contribuir com a melhoria continuada da produção da informação em saúde e se consolidar como referência sistemática no subsídio à gestão do SUS.

Cadernos de Informação em Saúde – 2016

1ª Região de Saúde Fortaleza 12ª Região de Saúde Acaraú